Em Uraí, o maior terço de madeira do Brasil entra para o Livro dos Recordes
OProdutor rural José Benedito Gomes, 69 anos, entrou para o Ranking Brasileiro do livro dos recordes “ Guiness Book” como o escultor do maior terço em madeira do Brasil. Só o crucifixo tem mais de
O dom foi descoberto aos oito anos de idade quando esculpiu com um canivete a primeira peça: uma cobra de madeira , inspirada por um toco encontrado no chão enquanto caminhava pela roça ao lado do pai. A escultura é uma das menores que ele já fez e tem sessenta anos. Ela está guardada ao lado de outras que formam o “acervo” exposto na sala de sua casa a
Autodidata
Na chegada, visualiza-se o seu primeiro trabalho, uma placa suspensa na varanda com o s dizeres “Bem Vindo ao Meu Refúgio”. Autodidata, o artista numca viu ninguém esculpindo, nem recebeu aulas sobre a arte. Faz seu direto na peça, sem desenho.
Gomes recebe inúmeras visitas vindas de diferentes locais para vê-lo esculpindo. Na década de 70 recebeu a visita de críticos de arte do Brasil, da Argentina e da Alemanha que queriam expor seus trabalhos. Até hoje Aguardam uma resposta.
Na década de 90, o presépio talhado num único tronco de Timburi foi levado à Paris na exposição de presépios natalinos “ Lês Creches du Bout “.
Também participou de exposições no Ibirapuera
Há 40 anos em Uraí , numca quis largar o plantio de verduras e soja para ganhar dinheiro com arte. “ A lembrança que tenho é que aleijadinho fez tanta obra e morreu pobre. Pus isso na minha cabeça e numca mudei”, relata.
Acanhado, esconde os diversos formões que ultiliza como ferramentas.
Os sonhos são dois: fazer uma Santa Ceia em tamanho natural e um parque temático, com uma imagem de Jesus com o corpo formado por uma represa que possa ser visualizado do alto e outros temas bíblicos.
Créditos:
Matéria impressa: Boletim Informativo – FAEP
Reportagem por: Cynthia Calderon
Fotos: Cleverson Beje
Matéria Encaminhada por indicação de: Maria Tereza Sborquia (Sindicato Rural de Uraí)