29/03/2010 às 09h49min - Atualizada em 29/03/2010 às 09h49min

Iranianos estariam expandindo seu programa nuclear

Ignorando a ameaça de ser sancionado, governo de Ahmadinejad quer construir usinas nas montanhas

foto: Divulgação
O “New York Times” informou neste domingo que inspetores da ONU e serviços de inteligência consideram que o Irã pode estar construindo duas instalações nucleares secretas.

O rumor surge num momento delicado, já que novas sanções internacionais vêm sendo planejadas contra o governo de Mahmoud Ahmadinejad (foto).

Em sua edição dominical, o periódico relembra as palavras de Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica iraniana, que informou em 22 de fevereiro à Agência Isna que Ahmadinejad havia dado ordens para a construção das duas novas instalações.

Naquela época, Salehi havia acrescentado que essas instalações “serão construídas nas montanhas” para que estejam protegidas de eventuais ataques. No final do ano passado, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse ter provas da existência de uma construção nuclear secreta em Qom.

Cinco resoluções já foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU, entre elas, três que incluíam sanções. O objetivo é exigir que o Irã suspenda suas atividades nucleares, principalmente o enriquecimento de urânio. Teerã, por sua vez, reitera que seu programa nuclear possui fins pacíficos. Desta maneira, ignorou todas as resoluções.

Fonte: Jovem Pan.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »