16/03/2010 às 11h35min - Atualizada em 16/03/2010 às 11h46min

Caminhada: saúde a cada passo

Jéssica Lima
Popular e versátil, a caminhada, atividade física mais simples e conhecida é uma aliada eficaz para a saúde, beleza e boa forma. A caminhada é um exercício aeróbico (qualquer atividade física em que o corpo utiliza o oxigênio para produzir a energia necessária para realização da mesma) que pode ser realizado por qualquer pessoa, nos lugares mais variados, e não requer prática, além de trazer muitos benefícios à saúde. De acordo com o Instituto Ortopedia e Saúde os principais benefícios da caminhada são:

∙ Oportunidade de conquistar novos amigos;

∙ Auxilia no controle do colesterol;

∙ Auxilia no controle da diabetes;

∙ Faz bem ao coração;

∙ Auxilia na prevenção da osteoporose;

∙ Maior vitalidade;

∙ Fortalece ossos e músculos;

∙ Aumenta a eficiência do sistema imunológico;

∙ Diminui o stress e combate a depressão;

∙ Ajuda a emagrecer.

É importante destacar a eficácia da prática da caminhada na prevenção e no combate de alguns distúrbios psicológicos. Caminhar por trinta minutos, três vezes na semana é tão eficiente no tratamento da depressão quanto os próprios remédios. “A caminhada faz o corpo produzir endorfina, um hormônio natural que causa a sensação de bem estar e prazer”, afirma Maria Bodelão Pereira, educadora física e pós-graduada na área.
Apesar de ser um exercício simples que não requer prática, pois já aprendemos isso nos primeiros anos de vida, há recomendações a serem seguidas para que sua caminhada seja agradável e bons resultados sejam alcançados:

 - Alongue-se antes e depois da caminhada, isto pode evitar lesões;

- Use tênis e roupas adequadas: roupas leves e confortáveis que favoreçam a transpiração e deixam as pernas e braços livres. Escolha um tênis macio com um bom amortecedor, protegendo assim as articulações dos pés, joelhos, quadris e coluna;

- Evite sol e frio intenso: dê preferência ao período da manhã até as 10 horas, e à tarde após as 17 horas. Proteja o rosto e áreas expostas do corpo com filtro solar;

- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;

- Caminhe por locais planos, arborizados e bem ventilados;

- Não faça caminhada em jejum e ingira apenas alimentos leves próximo ao horário da sua caminhada.

 Se você está iniciando ou pretende adotar essa prática no seu dia a dia faça da seguinte maneira:

 • Primeira semana: 30 minutos - 3 vezes/ semana;

• Segunda semana: 40 minutos - 3 vezes/ semana;

• Terceira semana: 45 minutos – 4 vezes/ semana;

• Quarta semana: 50 minutos - 5 vezes por semana;

Caminhada + Alimentação saudável = missão cumprida.

Funcionário do Banco do Brasil, 62 anos, descontente com seu peso, João Teófilo Salgado Filho buscou na atividade física uma resposta para sua insatisfação. Desde novembro de 2009 ele aderiu a prática diária da caminhada. Em pouco tempo pôde perceber as mudanças em sua saúde e físico, “Antes eu pesava 92 quilos e hoje eu peso 78, me sinto mais disposto e agora durmo bem” afirma o segurança.
Para alcançar esse resultado não bastou apenas caminhar, ele teve de aliar sua alimentação ao exercício físico, “Diminui o consumo das carnes gordurosas e passei a comer mais verduras e frutas” complementou.
Toda atividade física traz benefícios à saúde, mas se o objetivo é emagrecer outros aspectos importantes devem ser observados. O ideal é manter uma dieta equilibrada no que diz respeito à quantidade de gorduras, carboidratos, proteínas, minerais, fibras e vitaminas e fazer de 5 a 6 refeições por dia num intervalo de duas horas entre uma refeição e outra,  além da ingestão de bastante líquido.
Para ser considerada uma atividade física a caminhada deve ser realizada regularmente, no mínimo 3 vezes por semana durante 30 minutos.
Caminhar é uma atividade física perfeita: fácil, sem custo, não tem contraindicação, reduz os riscos de doenças e diverte! Vamos nessa?

 

 

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