No final da tarde de quinta feira, 06 de agosto, após receberem diversas denuncias informando que estaria ocorrendo uma situação de maus tratos a animais em uma residência na cidade de Rancho Alegre, uma equipe da ONG-SPA Uraí, deslocou-se até o município vizinho, para verificar a referida denuncia. Já no município as representantes da Ong, entraram em contato com a equipe de plantão da Policia Militar formada pelo CB Fabio e CB Silva, e solicitaram apoio aos policiais para que pudessem acompanha-las até o local da denuncia, para que com segurança fosse realizado uma fiscalização e prontamente os policiais se colocaram a disposição.
Assim deslocaram até o endereço informado, onde foram bem recebidos pelos moradores, que franquearam a entrada na residência para que pudessem averiguar a denuncia. Durante a fiscalização constataram que os animais estavam aparentemente bem tratados, sem qualquer vestígio de ferimento, ou aparência que configurasse maus tratos, o local estava limpo, haviam acabado de lavar o ambiente, e certificaram que se tratava de onze animais da raça shih-tzu , sendo dois machos e nove fêmeas, que são usados como reprodutores.
De acordo com a fiscalização, foi apurado que o local é um canil de reprodução e comercialização de animais, “clandestino”, e que ao ser indagada a proprietária do imóvel, esta informou que não possui os documentos necessários de legalização para tal ato, e que a reprodução é realização sem qualquer orientação de um profissional, e que vendiam os animais pela média de trezentos e cinquenta reais o macho e de setecentos reais a fêmea. A fiscalização da Ong, notificou a proprietária do imóvel para proceder a legalização do canil, bem como repassou todas as orientações quanto aos procedimentos dos cuidados com os animais. Segundo ainda informações da ONG, será comunicado por oficio a prefeitura do município de Rancho Alegre, cobrando a fiscalização e as providências necessárias para a regularização das atividades do local. A ONG retornará em breve para um acompanhamento do caso.