06/01/2020 às 11h47min - Atualizada em 06/01/2020 às 11h47min

FOLIA DE REIS SE APRESENTA NA RADIO MILENIUM FM

Dep. Jornalismo Milenium Fm
João Paulo -Radio Milenium

Neste domingo dia 05 de janeiro 2020, esteve nos estúdios da Radio Milenium Fm um grupo de foliões para uma apresentação ao vivo da  tradicional Folia de Reis.
Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.
Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade.
Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece entre o dia primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.
As folias de Reis mantêm a tradição de cantar o nascimento do menino Jesus e a jornada dos Reis Magos, pedindo ofertas para a realização de festa comunitária.
O grupo de Uraí é formado de antigos moradores, que fazem folia desde pequenos, que aprenderam com os pais, os tios e os avós, que também cantavam em seus lugares de origem.
Os foliões locais, especialmente os embaixadores (líderes dos grupos), com frequência expressam em seus discursos a história das famílias e das comunidades ao narrar histórias dos giros das bandeiras e das migrações em busca de melhores condições de vida.
Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.
Parabéns ao grupo uraiense pela brilhante apresentação, e pelo esforço e entusiasmo que vem apresentando para manter viva toda essa tradição cultural e folclórica da nossa história em nossa cidade.


 
Link
Notícias Relacionadas »