03/11/2009 às 09h51min - Atualizada em 03/11/2009 às 09h51min

Cientistas apresentam na Inglaterra o genoma do porco

Descoberta permitirá identificar com exatidão que genes são úteis para a produção suína

R7
Da AFP

Uma equipe internacional de cientistas anunciou nesta segunda-feira (2) que produziu um primeiro rascunho do genoma de um porco, um resultado que levará a uma melhor compreensão da agricultura, medicina e evolução.

Na experiência foi utilizado um porco Duroc da granja da Universidade do Illinois. Os resultados serão formalmente anunciados em uma reunião no Wellcome Trust Sanger Institute de Hinxton (Inglaterra).

Duroc é uma das cinco raças usadas na suinocultura no mundo e é uma das cerca de 200 variedades de porcos domesticados.

- O porco é um animal único, importante pela alimentação e usado com modelo animal para as doenças humanas, afirmou Larry Schook, professor de ciências biomédicas da Universidade do Illinois e diretor do projeto.

- E dado que os animais selvagens nativos ainda existem, é um animal realmente apaixonante para estudar e compreender os efeitos genômicos da domesticação.

O rascunho do sequenciamento, que está 98% completo, permitirá aos pesquisadores identificar com exatidão que genes são úteis para a produção suína ou estão envolvidos no sistema imunológico e outros importantes processos psicológicos no porco.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »