21/01/2019 às 14h02min - Atualizada em 21/01/2019 às 14h02min

Resgate de menino preso em poço na Espanha entra em fase decisiva

Máquina de escavação está a menos de 10 m da meta para chegar até o bebê. Em cápsula, brigadistas ainda devem abrir túnel horizontal com as mãos

Noticias R7.com


Poço em que menino caiu tem pouco mais de 25 cm de largura

EFE/Bomberos Málaga/15.01.2019

O resgate do menino Julen — garoto de dois anos que caiu em um poço de água enquanto estava com sua família em um sítio na região de Málaga, na Espanha, no dia 13 de janeiro — entra em uma fase decisiva nesta segunda-feira (21), quando as equipes pretendem concluir a escavação de um túnel vertical de 60 m de profundidade para chegar até o bebê. As informações são do jornal espanhol El País.

Segundo o periódico, a escavação da cavidade paralela ao poço já havia chegado aos 53 m de profundidade — mais de 35.000 m² de terra foram deslocados do local com a ajuda de maquinaria pesada — durante a última manhã. O encontro de obstruções e materiais rochosos de difícil transposição, entretanto, atrasou as previsões iniciais de conclusão para o túnel — que a Subdelegação do Governo em Málaga pretendia terminar na última madrugada.
Ao chegarem aos 60 m de profundidade pretendidos, os brigadistas que participam da operação devem escavar, com as mãos, um túnel horizontal de aproximadamente 4 m para alcançar o local onde acreditam que esteja o bebê. Eles serão levados até o lugar com a ajuda de uma cápsula de ferro. Veja no infográfico abaixo.

 
Julen caiu em poço no dia 13 de janeiro

Julen caiu em poço no dia 13 de janeiro

 
Arte R7

A cápsula será transportada com o auxílio de um caminhão-guindaste de alta precisão, de acordo com o El País.

Apoio da população e da Guarda Civil

Fotos publicadas nas redes sociais mostram que a população da região acompanha, a partir de suas casas, a operação de resgate. No Twitter, a Guarda Civil espanhola divulgou uma declaração de apoio aos resgatistas de Julen. “Nossa mensagem é de alento para todas as pessoas que seguem dando o melhor de si mesmas, sem descaso e sem desânimo para o resgate em condições extremas do pequeno Julen em Totalán, Málaga”, diz a publicação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »