25/10/2018 às 10h08min - Atualizada em 25/10/2018 às 10h08min

Três municípios do Paraná terão eleições para prefeito em dezembro

No dia 09 de Dezembro os municípios de Rancho Alegre, Congonhinhas e Japira terão eleição suplementar para prefeito

Folha de Londrina
TRE (Tribunal Regional Eleitoral) marcou para o dia 9 de dezembro de 2018 a realização de eleições suplementares para prefeito em três municípios do Paraná: Congoinhas (norte pioneiro), Rancho Alegre (região metropolitana de Londrina) e Japira (norte pioneiro). 
Em Congoinhas o prefeito eleito em 2016, Luciano Merhy (PTB), teve o registro de candidatura cassado pela justiça eleitoral. Em Rancho Alegre a chapa da prefeita, Darlene do Prado Moreira (PMDB), conhecida como "Dona Marlene", e do vice dela, Valter Aleixo da Silva também foi cassada por infrações na campanha. 
Já em Japira, o motivo da nova eleição é outro: a dupla vacância. Isso porque o prefeito Walmir Wellington da Silva (DEM) morreu no ano passado em acidente de carro e o vice, que administrava o município, José Geraldo Santos (DEM), o Geraldão, foi cassado pela Câmara Municipal por infração político-admnistrativa. 

Mais escolhas para prefeito no domingo 
Além do presidente da República, 19 municípios de nove estados do país votarão também para eleger os respectivos prefeitos em mandatos tampões até 2020 neste domingo (28). Nessas cidades, as chamadas eleições suplementares serão realizadas porque os eleitos em 2016 cometeram irregularidades durante o processo eleitoral ou, no caso dos que já ocupavam o cargo, tiveram os mandatos cassados - por rejeição de contas, por exemplo. O estado com mais municípios com eleição para prefeitos, segundo os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é Goiás (5), seguido de São Paulo (4), Rio de Janeiro (3), Amazonas (2) e Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará e Mato Grosso (1 cada).
Guilherme Marconi 
Reportagem Local

 
Link
Notícias Relacionadas »