10/09/2009 às 08h30min - Atualizada em 10/09/2009 às 08h34min

Calor será determinante para as chances de Barrichello em Monza

FÓRMULA 1

Calor será determinante para as chances de Barrichello em Monza

Calor e, quanto mais quente a pista estiver, melhor. Isso é o que espera a Brawn GP, equipe do brasileiro Rubens Barrichello e do inglês Jenson Button, para aumentar as suas chances de vitória no Grande Prêmio da Itália, em Monza, a 13ª prova da temporada 2009 da Fórmula 1.

Na atual temporada, a Brawn foi quase imbatível em asfaltos quentes

Dois fatores comprovam a tese. O primeiro é a dificuldade que a equipe tem encontrado para resolver o problema de atraso no aquecimento dos pneus em pistas com temperaturas pouco elevadas. O segundo: os números da temporada.

Das sete vitórias conquistadas pelo time de Ross Brawn em 2009 (seis com Button e uma com Barrichello), seis foram em pistas com temperatura acima dos 38º C. A exceção foi na abertura da temporada, na Austrália, quando a equipe foi tão superior às rivais que não precisou de pista "quente" -os termômetros registraram máxima de 31º C. Por outro lado, a única prova do ano com altas temperaturas que não foi vencida pela Brawn foi o GP da Hungria, em Hungaroring, quando Lewis Hamilton foi o primeiro colocado com seu McLaren.

Apesar de ser um dos melhores pilotos do grid em pista molhada, Barrichello deve torcer por um final de semana ensolarado em Monza - onde, inclusive, já venceu por duas vezes (2002 e 2004). O brasileiro mostrou sua preocupação com o assunto nesta quarta-feira, ao escrever em sua página do "Twitter" pouco depois de ter chegado na Itália. "O tempo aqui está bom. A previsão de chuva é para sábado", publicou o piloto.

Todos os treinos e tambem a prova terão cobertura ao vivo do Placar UOL Esporte
No entanto, as previsões de tempo para o fim de semana são duvidosas. O site do The Weather Channel, por exemplo, prevê chuva tanto para o sábado quanto para o domingo. Já a página da BBC indica céu aberto e dia ensolarado durante todo o fim de semana. Enquanto isso, o site da revista inglesa Autosport concorda com Barrichello: chuva no sábado, e sol com céu parcialmente nublado no domingo.

Muita gente na briga
Por ser a pista mais rápida da temporada, Monza pode favorecer os carros com melhor pacote aerodinâmico, caso da própria Brawn e da rival Red Bull, dos também concorrentes ao título Sebastian Vettel e Mark Webber.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »