05/09/2017 às 18h30min - Atualizada em 05/09/2017 às 18h30min

Princípio de incêndio na Seção São Pedro

Nesta segunda-feira (04/09),  aconteceu um incêndio na Seção São Pedro que danificou 2 propriedades na área, Sítio do Mohamed e Penteado.

Os funcionários da Prefeitura de Uraí ficaram a tarde inteira tentando combater o fogo,  evitando assim um incêndio de grandes proporções, prejudicando muitas pessoas e plantações.

A Prefeitura de Uraí alerta quanto ao perigo dessa prática pelos agricultores do município. A prática da queimada está londe de ser uma maneira rápida e barta de limpar o solo. Pelo contrário, os resultados são negativos para a agricultura e acarretam danos muito grandes a terra e seus sistema ecológicos.

 É importante ressaltar que existe diferença entre queimada e incêndio. Incêndio é uma queimada sem controle. 

As queimadas raramente acontecem por acidentes, na intenção de obter uma boa produção com as sementes plantadas nas cinzas, o agricultor ao atear fogo numa pequena área pode estar começando um incêndio de proporções incontroláveis. Infelizmente esta é uma prática utilizada na agricultura, especialmente pelos pequenos agricultores ao preparar uma nova área para plantio. 

Ao evitar as queimadas, o agricultor vai colaborar também com a saúde do planeta, porque uma queimada prejudica todo o conjunto, o ecossistema tão importante para a manutenção da atividade agrícola. Imaginem... se os incêndios continuarem, em pouco tempo, não haverá mais água para apagar tanto fogo e nem mesmo solo fértil para plantar. 
Fonte: Marco Medronha (Reportér Rural)

Link
Notícias Relacionadas »