29/05/2017 às 12h57min - Atualizada em 29/05/2017 às 12h57min

2ª Prova de Laço - Irmãos Itimura

Marcia Panfieti
Nesta tarde de sábado (27/05), foi realizado na Fazenda Bela Vista, a 2ª Prova de Laço - Irmãos Itimura, competição que faz parte das Comemorações dos 81 anos de Uraí e, contou com a participação de competidores de Uraí e Região.
O evento contou com a presença do Pref. Carlos R. Tamura, Presidente da Câmara, Edgar Fukuda, Vereadores:  Odair Bonifácio, Marcos Ferracini e Aparecido, Secretária da Educação, Mayra Iida Moraes, Secretário de Serviços e Transporte, Marcos Reginaldo Pereira além, de expectores e admiradores do esporte, de Uraí e toda a Região.
Os Vencedores e Premiados foram:

1º lugar - Maiky x Pitiço 
2º lugar - Sergio Garla x Darci
3º lugar - Lucas Souza x Welington 
4º lugar - Luiz Itimura x Hugo Sato 
5º lugar - Gabriel x Marcos Garcia 
6º lugar - Luiz Itimura x Renan Franco 
7º lugar - Digão x Adilson Bola    

O que é Team Roping (Laço em Dupla)

Praticamente seu surgimento se deu em terras de gado americano, não era popularmente usado como esporte, e seu intuito era em auxiliar a lida e o dia-a-dia dos cowboys.
A prova é em dupla de cavaleiros e seus respectivos cavalos que imobilizam um novilho com uma laçada na cabeça do animal e a outra nas patas traseiras, no menor tempo possível. A prova ocorre em arena com solo de areia e bretes.
O laçador que ocupa o lado esquerdo do brete é chamado cabeceiro, pois é ele que deve laçar a cabeça do novilho, e o competidor do lado direito tem que laçar as patas traseiras, portanto é o peseiro.O cabeceiro, após posicionar-se, pede licença ao peseiro e dá o sinal para que soltem o novilho.
Existe um tempo limite de 60 segundos para o competidor entrar no brete e pedir o boi, após ter sido chamado pelo locutor e a pista liberada, ao sair do brete, o boi automaticamente desarma a barreira que é representada por uma corda ou que ativa uma fotocélula. Os laçadores só devem partir após esse momento, quando é acionado o cronômetro. 

 

Link
Notícias Relacionadas »