30/12/2016 às 13h09min - Atualizada em 30/12/2016 às 13h09min

Inauguração do CMEI Antonio Costa - Pró - Infância

http://www.urai.pr.gov.br/

Nesta tarde de quinta-feira (22/12/16), foi inaugurado em Uraí, o CMEI Antonio Costa – Pró Infância, próximo ao Cruzeiro, com a presença de filhos, filhas, genro, neto, netas, bisnetas e bisnetos  do homenageado, que dá seu nome ao prédio público.

O Pref. Sérgio H. Pitão estava muito emocionado, pois foi uma árdua luta jurídica e política, para dar continuidade as obras do CMEI,  poder concluí-la e entregá-la para toda a comunidade, mesmo que nos últimos dias do seu mandato, inteiramente mobiliada e já com o material didático para todos os CMEI (s), no ano letivo de 2017, adquirido e pago.

O filho do homenageado, Antonio Carlos da Costa , em seu discurso  de agradecimento, relembrou histórias do seu pai  Antonio Hermogenes Costa, destacando sua dedicação como funcionário público, trabalhando na construção de nosso município e sua honestidade e fé inabalável, durante toda sua vida.

Antonio Hermogenes Costa faz parte da história de Uraí e através dessa justa homenagem, dando seu nome a um CMEI, será eternamente lembrado por todos os cidadãos uraienses, enchendo de orgulho toda sua família atual e no futuro.

Histórico

ANTONIO ERMOGENES DA COSTA, filho de José A. da Costa e de Philomena Catarin,a nasceu em 19 de fevereiro de 1922,  na cidade de Cataguases – Minas Gerais. Casado com Ana Pitão da Costa,  em 08 de novembro de 1951. Dessa união nasceram sete filhos: : Antonio Carlos da Costa, Maria Angélica Marchesini, professora, José Roberto Costa- funcionário da Cooperativa Integrada, Anadeth Costa Silveira – Professora, Luiz Carlos Costa- Empresário, Salete Regina da Costa – Vendedora e Aparecida Celi Costa - Empresária.

Começou a trabalhar  aos 18 anos de idade na empresa Cia. Fornecedora de Materiais, como ajudante de Oleiro, desde fevereiro de 1940 até outubro de 1940. De 1940, até 1952 trabalhou por conta própria como pedreiro. Iniciou na prefeitura de Urai, em 06 de dezembro de 1952, como operário e mais tarde como mestre de obras, até se aposentar em 1983.

Nesses 31 anos de serviço público, Antonio ajudou a construir  várias pontes de acesso em Uraí, a capela Bom Pastor, realizando promoções na construção,  com serviços voluntários e  como  católico  sempre trabalhava nas quermesses da paróquia.

 Após a morte  de sua companheira de 47 anos de convívio, sofreu muito, mas não se deixou abater, mesmo com o sofrimento da perda, consolou os filhos sem deixar transparecer, pois sua fé em Deus era inabalável.

A denominação do saudoso “ Antonio Hermogenes Costa” justifica-se  pela honestidade  e trabalho, que o mesmo, ao longo dos anos dedicou ao povo uraiense, onde criou seus filhos , deixando exemplos de honestidade, lealdade, caráter, humildade, respeito ao próximo, generosidade , religiosidade, companheirismo, amor à família, compreensão, respeito aos mandamentos da lei de Deus, o qual não só respeitava, como sempre colocou em prática

São paulino, sempre foi um  homem generoso e teve compaixão pelos mais necessitados e dizia: “ Ajude sempre os menos afortunados que você, é fácil, recompensador e quem doa é muito mais feliz. Ajudar o próximo é servir a Deus.”

 Assim, deixando um legado de bons ensinamentos, de amor, generosidade, honestidade e fé, ANTONIO ERMOGENES DA COSTA, partiu dessa existência,  em 15 de outubro de 2000, onde só cultivou amigos

     Então, numa justa homenagem ao amigo e cidadão Antonio,  a Prefeitura de Uraí inaugura esse novo CMEI, com seu nome  CMEI Antonio Costa – Pró Infância – “Você faz parte dessa história – Uraí 80 anos”


Link
Notícias Relacionadas »