21/10/2016 às 11h09min - Atualizada em 21/10/2016 às 11h09min

Temporal afeta 2,1 mil paranaenses e deixa 90 mil casas sem luz no Norte do PR

fonte: Blog do Chaguinhas

O forte temporal que atingiu quase todo o Paraná entre o final da tarde e a noite da última quinta-feira (20) afetou 2.143 pessoas em 18 municípios, a maior parte deles no Norte Pioneiro, no Centro e no Sudoeste do estado. O fornecimento de energia a 90 mil domicílios da Região de Londrina, no Vale do Ivaí e no Norte Pioneiro foi interrompido durante a chuva.

De acordo com relatório publicado pela Defesa Civil na manhã desta sexta (21), foram registradas 21 ocorrências, com 271 casas danificadas, 13 pessoas desalojadas e uma residência destruída. Apenas uma pessoa se feriu e ninguém morreu ou está desaparecido.

Ainda segundo o boletim, a cidade cuja população foi mais atingida é Grandes Rios (110 km ao sul de Apucarana), onde 797 pessoas foram afetadas. Na sequência aparecem Reserva do Iguaçu (130 km ao sul de Guarapuava), com 320 e registros de queda de granizo; Dois Vizinhos (46 km ao norte de Francisco Beltrão), com 259; e Pato Branco (Sudoeste), com 245.

 

Apesar de não aparecer no relatório, a cidade de Abatiá (61 km a oeste de Jacarezinho) teve seu centro de eventos severamente destruído pelo temporal (fotos). Prevista para começar na noite de quinta, a 17ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro quase foi cancelada devido à falta de condições do local, mas a direção resolveu realizar o evento neste final de semana e no próximo.

Energia

As chuvas que atingiram toda a região Norte do Paraná na tarde de quinta causaram danos à rede elétrica e desligamentos em 35 municípios. A região chegou a registrar interrupções no fornecimento de energia a 90 mil domicílios do Vale do Ivaí, na região de Londrina e no Norte Pioneiro.

Na manhã desta sexta-feira, equipes permanecem em campo para concluir as manutenções e religar os 3,5 mil imóveis que no momento estão sem luz na região, localizados principalmente em áreas rurais. O município de Jundiaí do Sul é o único que se encontrava totalmente sem energia, por volta das 7h, por conta da quebra de dois postes na fonte que abastece os 1.304 imóveis atendidos na cidade.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »