14/04/2016 às 07h58min - Atualizada em 14/04/2016 às 07h58min

PROJETO DE LEI DEFINE PRIORIDADE NO ATENDIMENTO EM POSTOS DE SAÚDE PARA IDOSOS, GESTANTES E PESSOAS COM DOENÇAS GRAVES

- dep jornalismo milenium fm

Foi aprovado em votação na reunião ordinária realizada na noite desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Uraí, o projeto de Lei nº 01/2016, de autoria do vereador Vinicius Feracin Laureano e da vereadora Lidamar Navarro Akiyoshi, que determina atendimento prioritário em postos de saúde e marcação de consultas e exames a serem agendados, para determinadas pessoas portadoras de doenças graves, como cancer, deficiências idosos e gestantes.

Conforme o vereador Vinicius Laureano, o projeto visa garantir um pronto e eficaz atendimento a este segmento da população que, por terem uma necessidade especial, necessitam de um atendimento mais rápido. “Se para o jovem já é difícil aguardar por atendimento quanto mais para os idosos ou portadores de doenças graves, que muitas vezes lhes falta condições físicas e materiais. Acreditamos que será um grande ganho para a população mais vulnerável, pois significa maior igualdade e segurança. Não se está dando maiores direitos a estas, mas sim levando em consideração sua condição desfavorável ou excepcional de saúde que exigem um atendimento diferenciado”, justifica o parlamentar.

A aplicação da lei irá contribuir para humanização do atendimento, garantido assim a otimização dos serviços dispensados aos pacientes considerados uma população de maior.

Ainda deverá realizar campanhas de sensibilização com os gestores da saúde mediante mobilização da sociedade, em especial a mídia e os segmentos que comprovadamente representam à população do município.

O projeto aguarda a sanção do prefeito.


Link
Notícias Relacionadas »