26/02/2016 às 14h30min - Atualizada em 26/02/2016 às 14h30min

Campanha contra o Zika, Dengue e Chikungunya

fonte: PMU

Nesta  sexta-feira(19/02), a Prefeitura do Município de Uraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início  a uma campanha de conscientização da população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do dengue, chikungunya e do zika vírus, a mais recente  e principal ameaça.

 O zika vírus está sendo associado  a microcefalia em recém-nascidos e a síndrome Guillain-Barré, que provoca paralisia nas extremidades e até a morte, nos casos mais graves. As primeiras ações a serem realizadas, foram no sentido de informar e conscientizar a população sobre o assunto, através da distribuição de panfletos informativos em visitas domiciliares, anúncios na rádio comunitária, divulgação em sites oficiais do município e distribuição de cartazes em pontos estratégicos da cidade.

Como ocorre a transmissão?

Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o vírus da zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da doença provocada pelo vírus da zika são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

Como é o tratamento?

Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.

Qual é a relação entre o vírus da zika e a microcefalia?

A relação entre zika e microcefalia foi confirmada pela primeira vez no mundo no fim de novembro pelo Ministério da Saúde brasileiro. A investigação ocorreu depois da constatação de um número muito elevado de casos em regiões que também tinham sido acometidas por casos de zika.


Link
Notícias Relacionadas »