05/01/2016 às 10h05min - Atualizada em 05/01/2016 às 10h05min

Companhia de Reis em Uraí

- http://noticiasurai.com.br

                      Sábado (02/01/16), foi apresentada na  Matriz N. Srª Aparecida  e na Prefeitura  de Uraí a tradicional Folia de Reis. As folias de Reis mantêm a tradição de cantar o nascimento do menino Jesus e a jornada dos Reis Magos, pedindo ofertas para a realização de festa comunitária.O grupo também esteve na manhã de domingo na Rádio Milenium, divulgando suas apresentações e a noite  Igreja N. Sra de Fátima.

O grupo de Uraí é formado de antigos moradores, que fazem folia desde pequenos, que aprenderam com os pais, os tios e os avós, que também cantavam em seus lugares de origem.

Os foliões locais, especialmente os embaixadores (líderes dos grupos), com frequência expressam em seus discursos a história das famílias e das comunidades ao narrar histórias dos giros das bandeiras e das migrações em busca de melhores condições de vida.

Na colonização do Norte do Paraná estabeleceram-se muitos migrantes de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, entre outros, a fim de trabalhar no cultivo do café, o que, aliás explica a variação de toadas nas folias, chamadas de toadas mineira, paulista e baiana. Joao Paullo Alves E LEO SILVA 


Link
Notícias Relacionadas »