04/09/2015 às 11h30min - Atualizada em 04/09/2015 às 11h30min

COMEMORAÇÃO DO 7 DE SETEMBRO EM URAÍ

DP de Jornalismo Milenium FM

Em Uraí a comemoração do 7 de Setembro foi nesta sexta feira dia 04 em frente a Prefeitura do Município, as comemorações iniciaram-se   a partir das 9:00 horas, e foi marcado com ato um cívico  e com apresentações de alunos de escolas municipais e estaduais. Estiveram presentes varias  autoridades do município entre as quais destacamos o Prefeito Municipal Sergio H. Pitão, Primeira Dama e Presidente do Provopar Patrícia Sanches Peixoto Pitão, Delegado de Policia Civil Dr. Damião Benasse Junior, Comandante do 3º Pelotão da Policia Militar de Uraí, Sargento Consulin Ribeiro da Silva,  vereadores, secretários, funcionários e população,  que foram prestigiar as apresentações em comemoração ao 7 de setembro.

 O Dia 7 de setembro de 1822 foi muito importante na História do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal. 

Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão das cortes portuguesas para retornar para Portugal. A metrópole percebia que estava perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil. As cortes portuguesas demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava estes interesses portugueses, porém o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira que estava ávida pela independência do país.

Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, as corte portuguesas exigiam obediência às ordens portuguesas e o seu retornou imediato a Portugal. 

 Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”.

 

Você sabia?

 

- A viagem que Dom Pedro estava fazendo, no começo de setembro de 1822, a São Paulo tinha como objetivo resolver disputas políticas na província.

 

- Dom Pedro I foi aclamado imperador do Brasil, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1822.

 

- Somente em agosto de 1825, com intermediação da Grã-Bretanha, Portugal reconheceu a independência do Brasil.

 

FOTOS: BRUNO EDUARDO


Link
Notícias Relacionadas »