28/08/2015 às 11h19min - Atualizada em 28/08/2015 às 11h19min

POLICIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE PÁSSAROS SILVESTRES MANTIDOS EM CATIVEIRO

DP De Jornalismo Milenium FM

Nesta sexta feira (28) de agosto, uma equipe da Policia Militar Ambiental da 1ª Cia., formada pelo SD. Pedro SD. Reis e SD. Lima,  receberam varias informações dando conta  que na rua Lizimaco  Ferreira da Costa, no município de Ribeirão do Pinhal,  havia um  morador conhecido por Josimar, de posse de várias aves silvestres, e com a suspeita  de serem aves furtadas.

Com a denuncia a equipe policial foi para o endereço informado  e avistaram varias gaiolas, sendo cinco trinca-ferro, um sabiá e um pássaro preto, momento em que apareceu o Sr. Josimar e se apresentou como proprietário, o qual foi solicitado o registro das aves,  mas  informou que não possuía, também foi  indagado sobre a procedência dos pássaros, o mesmo informou que capturava  no mato e alguns teria sido furtado. Porém não existia o registro de furto das aves.

Josimar também informou que havia duas pessoas no município que possuíam  pássaros silvestre, e que o mesmo  até já teria vendido alguns a eles.  

Com mais este fato, a equipe policial deslocou-se até a rua Antônio Rosa, no

Jardim Bandeirantes, onde em contato com o proprietário Leonildo,   que foi informado sobre a denuncia,  franqueou a entrada dos policiais em sua residência, para apurar os fatos.  Após a vistoria foi encontrado dentro de três guarda-roupas, dois trinca-ferro e um canário da terra.

Em seguida os policiais deslocaram para rua Antônio Rosa  no açougue do Sr. José, e  no local avistaram uma gaiola com um trinca-ferro, sem o registro do IBAMA, indagado o sr. José se em sua residência havia aves, informou ter um canário belga, que foi confirmado  pelos policiais.   

Diante dos fatos os três homens foram encaminhados para o 2º Pelotão da Policia Militar de Ribeirão do Pinhal, para a lavratura do Termo Circunstanciado de infração penal, e responderão administrativamente pelos fatos, pois a captura de qualquer ave silvestre da natureza é crime previsto em LEI, já as aves apreendidas serão passadas por uma análise veterinária e posteriormente serão devolvidas  na natureza.


Link
Notícias Relacionadas »