10/08/2015 às 10h26min - Atualizada em 10/08/2015 às 10h26min

Polícia Militar do Paraná completará 161 anos

Radio Cultura Foz

Nesse dia 10 de agosto, comemora 161 anos de criação da Polícia Militar do Paraná, através da Lei nº 7, de 1854.

Particularmente na costa oeste paranaense, a Polícia Militar se faz presente desde 1884, onde aqui havia apenas um policial. Através do Decreto 5.404 de 08 de Maio de 1985 a Foz do Iguaçu e alguns municípios da região oeste do Paraná passaram a contar com o 14º Batalhão da Polícia Militar, o qual tinha sobre sua responsabilidade 20 municípios e uma população estimada em mais de 500.000 habitantes. Hoje o batalhão atua em 7 municípios.

As Polícias Militares, em todos os Estados do Brasil, têm como objetivo realizar o policiamento ostensivo preventivos.

Atualmente, a Gloriosa está nos 399 municípios do estado do Paraná, em todo tipo de ambiente, através dos diversos tipos de policiamento aplicados pela nossa Corporação.

O policiamento de trânsito reforçando o combate à criminalidade nesse ambiente e melhorando a fluidez e a fiscalização do tráfego de veículos nas ruas. O policiamento ambiental atuando na preservação e conservação ecológica através de ações de fiscalização e controle nas áreas de ilícitos ambientais, assim como na educação ambiental. O policiamento de fronteira que visa fortalecer o policiamento preventivo e repressivo no combate ao crime nos municípios que fazem divisa com outros países. O policiamento de guarda e escolta realiza o policiamento e a guarda externa de várias Penitenciárias e Cadeias de todo Estado, e realiza, ainda, escolta de presos para audiências judiciais, hospitais, delegacias, entre outros locais, em qualquer município do Paraná.

Fica destacado, que, no presente, a PMPR, indiferente de qual o tipo de policiamento aplicado, busca consolidar o policiamento comunitário, sua filosofia e estratégia que une a todos em prol de uma qualidade de vida e de uma segurança adequada.

Além de comemorar o aniversário da Polícia Militar, o momento atual é de valorizar também os excelentes resultados alcançados neste ano.


Link
Notícias Relacionadas »