24/07/2015 às 11h37min - Atualizada em 24/07/2015 às 11h37min

PF faz operação para apurar crime de falsificação de notas rurais no Paraná

g1

Polícia investiga possível fraude em programa de agricultura familiar.
Operação foi em Quatiguá, Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora.                                                                                 Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (23) uma operação para apurar se produtores rurais dos municípios de QuatiguáSanto Antônio da Platina e Joaquim Távora, no norte do Paraná, falsificaram notas fiscais rurais para participar de um programa do Governo Federal. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.

Com a apreensão de documentos, a polícia quer descobrir se a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) teve algum prejuízo com a falsificação de documentos voltados à comercialização de feijão produzidos por pequenos agricultores.

Segundo a Polícia Federal, por meio de um programa de incentivo a agricultura familiar, a Conab comprou de pequenos proprietários rurais sacas de feijão 20% mais caras do que o preço praticado pelo mercado. 

Conforme a PF, a comercialização dos produtos nesse valor ocorreu entre 2010 e 2011. Durante as investigações se descobriu também que parte dos pequenos agricultores que enviavam as notas fiscais nunca produziram feijão e não tinham qualquer tipo de plantação.

Os documentos foram levados à Polícia Federal de Londrina, também no norte do estado.


Link
Notícias Relacionadas »