19/06/2015 às 16h45min - Atualizada em 19/06/2015 às 16h45min

Cerveja emagrece e previne alzheimer e gripe

Achas que apenas o vinho está na lista das bebidas que fazem bem para a saúde? De acordo com pesquisas de diferentes partes do mundo, a cerveja emagrece. Mas não só.

Pode reduzir níveis de colesterol, prevenir o Alzheimer e combater a gripe.

A seguir, vê os bons motivos para beber cerveja moderadamente sem culpa.   Sempre ouvimos falar que a cerveja estufa a barriga. No entanto, um estudo espanhol vai na contra-mão dessa premissa: beber cerveja diariamente evitaria o ganho de peso, além de prevenir diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos. Mas antes que os fãs da ‘gelada’ se empolguem e corram para o bar mais próximo, os pesquisadores da Universidade de Barcelona afirmam que os benefícios são garantidos com o consumo de apenas uma caneca por dia.

“Conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que tem cerca de 200 calorias por caneca, o mesmo que um café com leite integral”, destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos.

O estudo ainda revela que o que engorda, na verdade, são os petiscos gordurosos que costumam acompanhar a cerveja, como salgados e fritos.

 Para o endocrinologista Carlos Vilaça, a pesquisa reforça os benefícios da bebida à base de cevada e com baixa graduação alcoólica. “A cerveja tem baixo índice glicémico e é constituída de elementos poderosos, como antioxidantes, ácido fólico, ferro, minerais e vitaminas, que previnem ocorrência de doenças cardiovasculares, melhora índices do bom colesterol e previnem pedras nos rins, por estimular o fluxo urinário”, explica o médico. Mas especialistas destacam que o hábito moderado de tomar cerveja deve estar associado a dieta saudável e exercícios físicos regulares.


Link
Notícias Relacionadas »