15/05/2015 às 08h28min - Atualizada em 15/05/2015 às 08h28min

Governo anuncia reajuste e põe fim às negociações com professores no PR

Fonte: G1

O Governo do Paraná anunciou em uma nota oficial divulgada nesta quinta-feira (14) que o reajuste salarial ao funcionalismo do estado será de 5% e será pago em duas parcelas. A nota diz ainda que as negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) estão encerradas. A última reunião com os professores foi na terça (12) e terminou sem acordo.

Mesmo com o anúncio, os professores afirmam que vão manter a greve, já que o percentual oferecido é menor do que o reajuste exigido pela categoria – de 8,17%. Ainda não há data definida para uma assembleia com toda a categoria sobre o rumo da paralisação, conforme o sindicato.

"O governador Beto Richa chegou ao fim do desrespeito com os trabalhadores e principalmente com os professores e funcionários de escola. Ele está adotando medidas que nós já vimos através de outros sindicatos de outros estados. Nós já não temos professor para a sala de aula e o governo anuncia que vai fazer contratos temporários. O governo anuncia punição de falta sendo que a greve é um direito nosso. Nós entendemos que tudo isso é uma ditadura", disse ao G1 a diretora de finanças do APP-Sindicato Marlei Fernandes de Carvalho.

Além da definição sobre o reajuste salarial, o governo anunciou o lançamento das faltas dos professores e servidores em greve. *Confira abaixo a íntegra da nota do governo.

A categoria deflagrou greve em protesto contra o projeto de lei que alterou a gestão de recursos da previdência estadual.

O texto, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB), motivou um protesto realizado no dia 29 de abril. Na ocasião, houve confronto entre os policiais militares e os manifestantes. A Praça Nossa Senhora de Salete, em frente às sedes dos Três Poderes do Paraná, se transformou em uma praça de guerra, com bombas, balas de borracha. Mais de 200 pessoas ficaram feridas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »