27/03/2015 às 15h54min - Atualizada em 27/03/2015 às 15h54min

Colégio Estadual Professora Regina Tokano - Ensino Médio de Uraí, comemora os seus 34 anos.

O Colégio Estadual Professora Regina Tokano – Ensino Médio, por seu longo processo de serviços educacionais prestados à comunidade uraiense e região, passou por diversas denominações até chegar a atual como: Colégio Professora Regina Tokano – Ensino de 2º Grau e Colégio Estadual Professora Regina Tokano – Ensino de 2º Grau.


O Estabelecimento ofertou em seu processo histórico, diferentes cursos de caráter profissionalizante e propedêutico, que passaram por diversas mudanças de nomenclatura e reformulações curriculares. O 1º curso equivalente ao 2º grau, foi criado em 1957 com o nome de Curso Normal Segundo Ciclo (Normal Secundária), que mais tarde recebeu o nome de Escola Normal Colegial Coelho Neto, e em 1981 – Colégio Estadual Professora Regina Tokano – Ensino de 2º Grau – Habilitação em Magistério
O nome do Colégio Professora Regina Tokano, foi atribuído em homenagem à saudosa Professora Maria Regina Sakura Tokano, nascida a 12/02/43, em Jataizinho, e concluiu seus estudos em Londrina, onde morou por vários anos no Colégio Mãe de Deus, lançando-se na luta pela auto-educação, em busca de seu ideal pessoal que era: “amar pelo servir a Maria, em prontidão filial”.

Foi professora de história da Escola Normal Colegial Coelho Neto, e faleceu em 05 de julho de 1966 aos 23 anos, quando acompanhava a equipe feminina de basquetebol à Curitiba.

Além da denominação, o Colégio construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora, atendendo também a um pedido da Regina Tokano, feito a uma colega professora, Professora Neusa Cyrino Rosa, alguns dias antes de sua morte.

É com satisfação e orgulho que emprestamos seu nome ao nosso Colégio para reiterar o posicionamento de uma comunidade escolar transformadora, que se recusa a ser mero expectador da história, mas, sujeitos integrantes e ativos do processo histórico da educação brasileira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »