25/09/2014 às 13h46min - Atualizada em 25/09/2014 às 13h46min

Naufrágio deixa turistas de Londrina e região desaparecidos no Pantanal

bonde.com.br

Um grupo de turistas de Londrina, Alvorada do Sul e Uraí está desaparecido desde a tarde desta quarta-feira (24) no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O barco-hotel em que eles viajavam naufragou por volta das 17h15, no Rio Paraguai, próximo a Porto Murtinho. 

A Marinha do Brasil foi informada pela Armada Paraguaia que 27 pessoas estavam a bordo da embarcação, sendo 16 turistas e 11 tripulantes. As buscas foram iniciadas ainda ontem e até às 20h, 13 pessoas (oito tripulantes e cinco turistas) haviam sido resgatadas com vida. 

A Polícia Civil de Porto Murtinho confirmou a morte do engenheiro agrônomo Sidnei Romano. O morador de Sabáudia deixa mulher e dois filhos. 

Em entrevista ao Portal Bonde, o capitão-tenente Alexandre Brandão, da Agência Fluvial de Porto Murtinho, disse que o resgate dos 13 desaparecidos (dez turistas e três tripulantes) foi retomado às 5h20 desta quinta-feira (25). Brandão contou que o "Sueño del Pantanal" partiu do lado paraguaio do rio e fazia passeios de pesca com os turistas. 

O naufrágio, conforme o capitão-tenente, aconteceu durante um temporal que atingiu a cidade de Porto Murtinho entre 16h30 e 17h15. Ventos de até 93 km/h provocaram destruição no município. 

"Os sobreviventes relataram que começou a chover muito forte e o barco sofreu muito com as rajadas de vento antes de naufragar. Eles explicaram que foi um momento muito crítico. Alguns conseguiram pular da embarcação para barcos menores e alcançar a margem. Outros foram resgatados por barcos passavam pelo local no instante". 

A Polícia Civil acrescentou que o barco-hotel estava a 200 metros da margem quando o acidente aconteceu. 

Alexandre Brandão destacou que a profundidade média do Rio Paraguai na região onde aconteceu o naufrágio é de 20 metros. Mergulhadores trabalham para localizar tanto a embarcação quanto os turistas e tripulantes desaparecidos. 

Um gabinete conjunto foi formado para acompanhar as buscas. O resgate envolve Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Armada Paraguaia. 

Lista dos turistas desaparecidos divulgada pelo Corpo de Bombeiros: 

- Lucas Orlando; 
- Pedro Alves Borges; 
- Antônio Moacir Pontelo; 
- Leandro Donizete Alves; 
- Eloy Miller; 
- Marcos de Aguiar Luz; 
- Manuel Coelho; 
- Paulo Aparecido Barbosa; 
- Benedito Barbosa; 
- Erinson Gibim 

Lista dos turistas sobreviventes: 

- Francisco Carlos Paulineli (Alvorada do Sul) 
- José Ribeiro da Silva Filho (Alvorada do Sul) 
- Kesley Roger Souza (Londrina) 
- Marcio Ferreira Garmeira (Alvorada do Sul) 
- Valdecir Segundo Fernandes Freitas (Alvorada do Sul)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »