12/06/2014 às 14h34min - Atualizada em 12/06/2014 às 14h34min

Diego Viana diz que luta por causa animal já tem resultados

Revelia

Segundo o vereador Diego Viana, a mobilização em favor da causa animal iniciada por Assaí, Uraí e cidades da região acabou resultando na efetivação da Rede Estadual de Direitos Animais (REDA), conforme decreto do governador Beto Richa, de 1º de abril de 2014.

Ao considerar que se trata de um grande problema não só de Assaí mas de todo o Estado, Diego Viana comentou que população e administração pública municipal deve iniciar debate em busca de soluções e ações para amenizar aquela situação.

A seguir as declarações do vereador Diego Viana:

"Parabéns por levantar esse assunto. Acho ele muito interessante, e está em sintonia com o interesse de nossos cidadãos de Assai e de todo o Estado. Pois bem, ano passado, através de uma solicitação da Stephanie Temístocles, de Assaí, e Ana Flavia da ONG SPA-Urai, eu e o vereador de Cornélio Procópio, Rafael Hadadd conversamos com o então Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Luiz Eduardo Cheida para saber se tinha a possibilidade de criar uma Lei que pudesse dar um amparo a essas ONGs e prefeitura em relação a esse assunto.

Cheida colocou a matéria em pauta na secretaria e já começamos a fazer alguns encontros regionais sobre os Direitos dos Animais. Se não me engano, foram um total de 11 encontros em todo estado do Paraná, reunindo lideranças políticas e entidades de defesa dos animais. Agora, no dia 1º de abril de 2014, o governador Beto Richa assinou o decreto que regulamenta a criação da Rede Estadual de Direitos Animais (REDA), que será responsável pela elaboração e implantação da política estadual de direitos dos animais no Paraná.

A medida alcança todo tipo de animal, mas principalmente os domésticos, que convivem com as pessoas, como cães e gatos, e os domesticados, como cavalos, porcos, cabras, coelhos.

Esse foi um passo inédito, que começou aqui em nossa região. Bom, a partir de agora o governo já esta dando suporte as prefeituras a respeito dos animais que sim, é um grande problema, não só em Assai, mas em todo o Estado.

Mas, voltando aqui em nossa cidade, já nas próximas semanas estaremos entrando com algumas ações através das secretarias competentes para que possamos amenizar esse problema. Queria até convidar as pessoas interessadas para uma reunião na Câmara, junto com as secretarias competentes até mesmo para que todos juntos possamos participar dessas ações e fazendo acontecer da melhor forma possível".

 

Diego Viana diz que luta por causa animal já tem resultados

Diego Viana diz que luta por causa animal já tem resultados

Diego Viana, vereador
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »