23/05/2014 às 17h08min - Atualizada em 23/05/2014 às 17h08min

Paixão por figurinhas: morador no Paraná coleciona álbuns raros da Copa

http://globoesporte.globo.com/

Febre em todos os cantos do país, o álbum de figurinhas da Copa de 2014 agita crianças, adolescentes e até os mais ‘experientes’, que  fazem parte da mania de colecionar imagens dos jogadores que disputam a principal competição do futebol.

Em Cascavel, um morador de 67 anos se orgulha de ter guardado os álbuns das Copas de 58, 62 e 70. Apreciador de futebol, João Carlos Alvarazo mostra o álbum triplo como se estivesse segurando um tesouro nas mãos.  

- Lá pela década de 60, não era fácil conseguir completar os álbuns. A gente negociava muito cada figurinha e, mesmo assim, muitas delas eu nunca consegui ter - conta o colecionador, referindo-se às figuras de Garrincha e Vavá, da seleção de 1962. 

Morador de Cascavel coleciona figurinhas da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/RPC TV)

Morador de Cascavel coleciona figurinhas da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/RPC TV)

Morador de Cascavel coleciona figurinhas da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/RPC TV)

Aos álbuns incompletos do passado foram se juntando outros, de todas as Copas seguintes. Era a única maneira que o fã do esporte tinha de ver os jogadores, já que só conseguia acompanhar os jogos pelo rádio.   

- Minha família não tinha TV em casa. Naquela época não era fácil ter uma televisão. Mas eu gostava tanto de futebol, mas tanto, que vibrava só com as figurinhas mesmo - relembra.

Alvarazo tem dois álbuns da Copa de 2014. Um já está completo, mas ele quer terminar o de capa dura, que vai entrar para a coleção. E as 400 figurinhas repetidas que tem valem muito na hora de negociar com outros colecionadores, que se reúnem todos os domingos no calçadão de Cascavel. 

- Da Copa de 2014, as figurinhas de que mais gosto são as do Neymar e do Cristiano Ronaldo, que são os melhores da atualidade, na minha opinião. Não são tão bons quanto o Pelé e o Garrincha, mas têm muita bola no pé - brinca.

Na espera da realização dos jogos, Alvarazo já tem sua final preferida da Copa no Brasil.

- A final eu gostaria que fosse entre Brasil e Argentina. 

Morador de Cascavel com álbum da Copa do Mundo de 1958  (Foto: Reprodução/RPC TV)

Morador de Cascavel com álbum da Copa do Mundo de 1958 (Foto: Reprodução/RPC TV)

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »