21/05/2014 às 08h40min - Atualizada em 21/05/2014 às 08h40min

Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A DATA 18 DE MAIO CONFIGURA-SE NA OPORTUNIDADE DE REUNIR E CONSOLIDAR AÇÕES NA PERSPECTIVA DE PREVENIR E COMBATER O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES...

Departamento de Assistência Social do Município de Uraí
CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social)

A DATA 18 DE MAIO CONFIGURA-SE NA OPORTUNIDADE DE REUNIR E CONSOLIDAR AÇÕES NA PERSPECTIVA DE PREVENIR E COMBATER O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, QUE É UMA DAS MAIS GRAVES VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS E DE DESTRUIÇÃO DA DIGNIDADE DE PESSOAS EM DESENVOLVIMENTO. TAMBÉM É UMA DATA QUE SERVE PARA REAFIRMAR A RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA, DA SOCIEDADE E DO ESTADO NO COMBATE A ESTE TIPO DE VIOLÊNCIA.

A DATA ESCOLHIDA FAZ MENÇÃO HÁ UM CRIME QUE CAUSOU REVOLTA E INDIGNAÇÃO NO PAÍS NO ANO DE 1973, QUANDO ARACELI CABRERA SANCHES, DE OITO ANOS DE IDADE, FOI SEQUESTRADA, DROGADA, ESPANCADA, ESTUPRADA E MORTA, TENDO O CORPO DESFIGURADO POR ÁCIDO, NO DIA 18 DE MAIO EM UMA RUA MOVIMENTADA DA CIDADE DE VITÓRIA – ES. O FATO CHOCOU TAMBÉM PELA IMPUNIDADE DOS ACUSADOS E PELO SILÊNCIO NÃO SÓ DA SOCIEDADE CAPIXABA, MAS TAMBÉM DA FAMÍLIA DE ARACELI DIANTE DO CRIME.

A VIOLÊNCIA SEXUAL, DE ACORDO COM ALGUNS PESQUISADORES, CONFIGURA-SE COMO “TODA SITUAÇÃO NA QUAL UM OU MAIS ADULTOS, DO MESMO SEXO OU NÃO, UTILIZAM A CRIANÇA OU O ADOLESCENTE COM A FINALIDADE DE OBTER PRAZER/SATISFAÇÃO SEXUAL”.

A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES “É UMA DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL” SEGUNDO A LISTA TIP (LISTA DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL). IMPLICA EM SÉRIOS PREJUÍZOS, A CURTO E LONGO PRAZO, PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, COGNITIVO, INTERPESSOAL, COMPORTAMENTAL, FÍSICO E SEXUAL. ESTÁ TIPIFICADO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMO CRIME E, PORTANTO DEVE SER COMBATIDA.

NO ANO DE 2014, EM DECORRÊNCIA DA CHEGADA DA COPA DO MUNDO, A CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SERÁ ESTENDIDA ATÉ JULHO, NA PERSPECTIVA DA PREVENÇÃO DAS SITUAÇÕES DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS.

FAÇA SUA PARTE!! DENUNCIE!! SALVE VIDAS!!

ENTRE EM CONTATO COM

CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, NA AVENIDA BRASIL, 528, FUNDOS DA AGÊNCIA DO TRABALHADOR. TELEFONE: 3541-3571

CONSELHO TUTELAR. TELEFONE:3541-3079 OU 9959-1877


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »