02/12/2013 às 08h57min - Atualizada em 02/12/2013 às 08h57min

Uraí, Assaí e Ibiporã participam do Encontro Estadual de Empreendedores Rurais - 2013

Márcia Panfieti - Jornalista

Nesta sexta-feira (29.11.13), os Sindicatos Rurais Patronais de Uraí, Assaí e Ibiporã participaram do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais – 2013 , no Expotrade em Pinhais – Curitiba, que reuniu 5 mil produtores rurais de todo o Paraná. Realizado pelo Sebrae/PR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) o evento também marcou o encerramento do Programa Empreendedor Rural – 2013.

“Atualmente não há como separar a política da agricultura, e os políticos brasileiros devem reavaliar a atenção dispensada ao agronegócio do Paraná, pois até agora são os empreendedores rurais que têm segurado a economia do nosso Brasil”, destacaram em seus discursos, o presidente da FAEP e do Conselho do SENAR-PR, Ágide Meneguette e Edson Campagnolo vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR..

O evento discutiu os rumos do agronegócio paranaense e contou com a participação de dezenas de autoridades, entre elas o governador do Paraná, Beto Richa que afirmou : “ Os empreendedores rurais do Paraná não devem ser tratados como bandidos, pois a verdadeira força verde é a que vem do campo e a agricultura familiar representa 80% dos estabelecimentos rurais do Paraná” ; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos destacou em sua palestra que segundo estimativas da ONU, o mundo terá, até 2050, 9 bilhões de habitantes e o Brasil precisará aumentar sua produção de alimentos, em até 40%, para poder atender a demanda mundial. Para que este aumento seja efetivo, o país precisará de novas tecnologias e estratégias de planejamento, visando capacitar nossa agricultura, para os próximos 10 anos.

Muitos muncípios da Amunop participaram do evento, destaque para Maria Tereza Sbórquia ( Uraí), Maria Helena Ueno ( Assaí) e a instrutora do SENAR Zêila Maria Gomes Manchini, que acompanharam suas cidades e especialmente o jovem Fernando Henrique Nunes, premiado, entre os 41 participantes da Olimpíada Rural de Matemática. Fernando é aluno do Colégio Est. Barão do Rio Branco, de Assaí e representou o Sindicato Rural Patronal de Assaí.

O mais bonito de tudo foi olhar lá da frente, encima do palco e ver o imenso tapete verde, formado por jovens, famílias inteiras, todos de camisetas verdes, representando os empreendedores do agronegócio paranaense.


(Fotos: http://tribunadeamoreira.blogspot.com.br )


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »