11/10/2013 às 14h14min - Atualizada em 11/10/2013 às 14h14min

Auréola ao redor do sol chama atenção dos uraienses

DP Jornalismo Milenium FM

Quem  olhou o céu nesta sexta feira (11) por volta do meio dia percebeu o fenômeno chamado halo solar, que é uma auréola ao redor do sol que muda o céu, ou seja mais um fenômeno da natureza.

Segundo informações de portais na internet, o fenômeno se forma quando as nuvens carregadas de cristais de gelo,  que são atravessados pela luz solar. Dependendo do tipo de nuvens que são carregadas de partículas de gelo, que estão em media de  seis quilômetros da superfície terrestre, é possível ver um arco-íris redondo em volta do sol, e indica a chegada de uma frente fria ou de altos níveis de umidade.

O fenômeno chamou a atenção de vários uraienses que não se cansaram em olhar para cima e até fotos foram tiradas para documentar o episodio. Para alguns foi uma obra fantástica da natureza e ficou muito bonito e passa a sensação agradável da chegada da primavera. “Pode-se dizer que esse é um dos dias mais bonitos do ano e o sol sempre nos contagia”, conta uma moradora.

O halo é a variação de um fenômeno ótico que pode aparecer quando a luz interage com o ar e as substâncias suspensas nele.

Existem muitos tipos de halos. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir em cores por causa da dispersão. Os cristais se comportam como prismas e espelhos deixando uma obra impressionante da natureza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »