03/10/2013 às 15h40min - Atualizada em 03/10/2013 às 15h40min

Um Campo Minado

Crônicas do Jair Padeiro

http://jairpadeiro.wordpress.com/

Hoje o nosso texto será um enigma, desate-o, gaste um pouco de fosfato, exercitar o cérebro faz bem para saúde, vamos ao enigma. Por que será que ela existe? Se você for amigo dela e andar em seu caminho, você não pode ser meu amigo. Eu tenho o sangue ardente e ela incendeia o meu plasma, quando a vejo fico triste, pensativo, cabisbaixo e confesso até mesmo moribundo.
Por que será que ela existe? Ela é culpada por tantas criancinhas famintas e doentes, à espera de restos e migalhas para saciar a fome cruel e muitas vezes até letal. Ela é culpada por tanta pobreza, por tanto sofrimento em meio às pessoas que tem poucos recursos e precisam de socorro, mas são abandonadas em eternas filas e leitos improvisados nos corredores dos hospitais, perecendo sem ter direito a um atendimento digno. Por que será que ela existe? Ela causa tantos danos para a sociedade, para a nação. As pessoas que andam por seus caminhos são repugnadas, mal vistas e certamente são infelizes,apesar de terem o privilegio de usufruírem do beneficio que ela lhes proporciona.
Andar em seu caminho é O mesmo que trilhar em um campo minado, em um campo minado os oponentes guerrilheiros caminham cautelosos, mas de repente uma bomba que está embutida no subsolo explode em baixo dos seus pés. Assim é o destino daqueles que andam por esse caminho, uma hora ou outra algo explode em cima deles e lhes deixam envergonhados. Por que será que ela existe? Ela é a culpada por todos esses danos mencionados acima, você sabe de quem estou falando? Já conseguiu desatar o enigma? Talvez você ainda não tenha desatado, mas pode estar andando em seu caminho, ela é traiçoeira, maldosa, ela cega a mente das pessoas porque as deixam com uma só visão da vida, o conforto, o luxo, a ganância, o egoísmo, enfim, ela só traz a visão do materialismo, nós podemos andar em seu caminho sem ao menos perceber.
Portanto, meus amigos, se vocês estiverem em seu caminho saia dele correndo, porque pode ter certeza que você está trilhando um campo minado e algo pode explodir em baixo de seus pés e lhes causará danos. Se você ainda não desatou O enigma eu vou desatá-lo pra você agora. Estou falando de exploração. Ela causa tantos danos em nosso meio porque ela é quase uma legião silenciosa,
corroendo como traças a sociedade. A exploração engloba o desamor, a ganância, o egoísmo, o luxo, o conforto, a corrupção e visa os privilégios da vida a qualquer custo.
A exploração existe desde os tempos mais remotos da história, qualquer criança que sentar num banco de escola saberá quanto o país de Portugal nos explorou, navios carregados de ouro e outras riquezas naturais cruzavam as águas marítimas com destino a Portugal. Todos que lerem a nossa história saberão o quanto os coronéis do café exploraram os negros, os escravizando e subestimando-os como se eles fossem verdadeiros animais. A exploração se arrasta até os nossos dias, veja o quanto os políticos exploram a nossa nação desviando milhões dos cofres públicos.
Se você tiver andando por esse caminho que se chama exploração, saia dele correndo, tudo na vida que é explorado um dia explode, a exploração é um campo minado que pode enriquecer e pode também lhe deixar envergonhado porque ela pode se explodir a qualquer momento. Pense nisso e nunca busque os privilégios da vida no caminho da exploração, porque a exploração é um campo minado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »