26/08/2013 às 15h00min - Atualizada em 26/08/2013 às 15h00min

Bon odori em Uraí recebe muitos grupos visitantes

Márcia Panfieti - Jornalista

Nesta noite de Sábado (24/08), foi realizado no Templo Budista de Uraí, o Bon odori, organizado pelo grupo da ACEU ( Associação Cultural e Esportiva de Uraí), que contou com a participação de grupos vindos de Londrina, Bandeirantes, Ibiporã,Cornélio Procópio e Assaí. O Bon Odori é uma expressão da milenar da cultura japonesa, que reverencia os antepassados, tanto na parte religiosa/espiritual (bon) quanto na parte festiva (odori), as lanternas acesas representam a sabedoria desses antepassados. Desta forma, o Bon Odori é a expressão da alegria e da paz entre a terra e o céu. Segundo Mário Shibukawa, o Festival é realizado sempre no mês de Agôsto em Uraí.

 

O que é o Bon Odori?

Conta-se que o Bon Odori surgiu com um discípulo de Buda, chamado Mokuren. Com uma força de inspiração extraordinária, Mokuren tornou-se capaz de ver qualquer recanto do mundo, descubrindo sua falecida mãe no mundo das trevas. Triste, procurou por Buda no intuito de salvá-la.

Para Buda, o recurso seria reunir todos os monges para fazer a maior oferenda possível. Feito isso, a mãe de Mokuren foi salva e renasceu no mundo da paz. Feliz, Mokuren inicia a dança que se transformaria no que hoje é conhecida como Bon odori, expressão de alegria e paz. (http://www.anbgkaikan.com.br/bon_odori/bon_odori.html)

A Comunidade Uraiense agradece à todos pela participação e o Grupo Hokari, da cidade de Londrina, deixa aqui o seu endereço eletrônico, conheçam mais sobre o Bon odori e a Matsuri dance : http://hikarilondrina.com.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »