A eleição para a nova gestão do Conselho Tutelar de Uraí que aconteceu neste domingo 25 de Agosto, no recinto da Escola Municipal Dr. João Ribeiro Junior no período das 8:00 as 16:00 horas, teve uma adesão que superou as expectativas da organização, e foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A eleição transcorreu normalmente, e por questão preventiva de manter a ordem e a segurança nos trabalhos foi solicitado uma equipe da Policia Militar que permaneceu todo o tempo no recinto.
A eleição para o conselho tutelar respeita a listagem de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e também a dinâmica na exigência da apresentação da documentação para o cidadão ter direito ao voto. A principal queixa apresentada pelos eleitores foi a demora na votação, que ainda respeita o método antigo de votação manual, com utilização de cédulas, onde os organizadores tiveram todos os cuidados necessários para a transparência e a lisura nos trabalhos realizados.
Foram 17 candidatos que disputaram o voto de cerca de 1.775 cidadãos que compareceram na escola e desses eleitores 36 anularam o voto, mas todos estavam aptos à votar para eleger as cinco vagas disponíveis, sendo que os demais formam a lista de suplentes (assumem em caso de necessidade). Cinco desses candidatos concorreram ao segundo mandato, que será de dois anos.
O Conselho Tutelar é responsável por zelar pela garantia dos diretos das crianças e dos adolescentes. Ele atua principalmente para que seja assegurado o acesso à saúde, à educação e a instituições de apoio aos problemas psicossociais dos jovens, como unidades de abrigo ou assistência à recuperação pelo uso de drogas.
Por volta da 18:30 horas encerrou-se os trabalhos de escrutinação e já pode saber a pontuação e a classificação dos candidatos:
Suplentes:
Participantes:
Total – 1775 votantes
Nulo – 36