17/05/2013 às 15h48min - Atualizada em 17/05/2013 às 15h48min

Mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

DP Jornalismo Rádio Milenium FM / Comite Nacional

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil


Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesta sexta-feira, dia 17 de Maio , os alunos Luiz Gustavo da Silva, Achiles Ruan da Silva Piva, Gabriel Victor da Silva Lima, Victor Okuyama Osawa, Maria Eduarda de Carvalho, do Colégio Estadual Professor Paulo Mozart Machado, junto com a professora de Artes Célia Reghin, estiveram nos Estúdios da Rádio Milenium FM, para uma apresentação ao vivo, de uma música tema do dia 18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.

A Música por eles apresentada, era de autoria de Achiles, um dos alunos que também se apresentou com o grupo. De acordo com a Assitente Social Ana Cristina, é de suma importância a participação da faixa de idade no movimento, pois é uma maneira de extender esta corrente, e faze-la prosseguir por muito mais tempo, e gerar ainda mais resultados nesta luta.

 

SAIBA MAIS...

ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli".

Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nesta trajetória, algumas conquistas já foram alcançadas, sendo o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes um forte exemplo destas conquistas. A implantação do referido Plano Nacional é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios.

Entretanto, ainda há muito por caminhar, e o "Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" deverá merecer um esforço de todos os atores protagônicos desta jornada, para que toda a sociedade brasileira possa despertar para o tema e tomar conhecimento das ações de enfrentamento, do ponto de vista político e operacional nos âmbitos local, nacional e internacional.

 

 

 


Dia 18 de Maio


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »