23/04/2013 às 10h08min - Atualizada em 23/04/2013 às 10h08min

Fábrica de Suco da Integrada é uma realidade

Márcia Panfieti – Jornalista

 

Nessa terça-feira (16/04/13), em visita com os alunos da Escola Pingo de Gente, na Fábrica de Sucos da Integrada, na entrada de Uraí, fomos recebidos pelo Gerente Edson Guilherme que acompanhou-nos na visita, explicando todos os processos de produção de suco de laranja e apresentando os equipamentos e os novos maquinários utilizados. Somente a visita possibilita conhecer a dimensão exata da quantidade de recursos humanos e financeiros, investidos no Projeto e os benefícios que já proporciona e proporcionará, para toda a região.

Primeiro o Gerente Edson alertou as crianças quanto a necessidade do uso dos equipamentos de segurança e em seguida conhecemos os escritórios, os vestiários dos funcionários, a balança, a central dos Motoristas em fase de acabamento, a esteira, o silo e segundo o Gerente a fábrica começou a funcionar em praticamente 4 meses, do início da construção em 4/06/12 a 30/10/12, quando foi processado a primeira fruta. Hoje a fábrica dá serviço à 25 funcionários em 1 turno, mas já no próximo mês terá que funcionar em 2 turnos, aumentando o número de empregos gerados. Nessa semana saíram da fábrica 2 carretas de suco de laranja, com destino a ilha de Chipre, na Grécia.

Depois das esteiras elas passam pela lavagem e seleção, dirigem- se as 6 máquinas centrífugas onde é separado o óleo, utilizado na indústria de cosméticos e alimentos, o bagaço é utilizado na produção de ração animal e o suco concentrado, é o que é exportado. Em seguida, o suco passa pelo controle da Engenheira de Alimentos Gisele Naomi Onuki, de Uraí, onde são realizados testes de laboratório garantindo a qualidade do suco, passando pelo evaporador de água, é pasteurizado e vai para o envasamento, onde são conservados a menos 18°C . No processo de produção são utilizadas caldeiras à lenha, mas a cooperativa preocupada com o meio ambiente, já tem 10 alqueires de eucaliptos plantados, em uma área de reflorestamento e descarte de água.

Segundo o Técnico Wellton, as laranjas são também comercializadas em Cornélio Procópio e Região. A Cooperativa Integrada acompanha todas as

etapas da produção agrícola dos seus associados e investe no processo de industrialização, no caso da fábrica, da laranja.

Como vimos, a fábrica está em pleno processo de construção e o sonho dessa fábrica totalmente construída, segundo o painel onde está exposto o projeto final, já é uma realidade que não demorará a acontecer.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »