02/01/2013 às 12h19min - Atualizada em 02/01/2013 às 12h19min

Cuidados para o Verão 2013 - Programa Saúde em Foco.

Programa Saúde em Foco

Gazeta do Povo IMAGENS

 

 

Exposição ao sol:

• Evite ou diminua a exposição solar no horário das 10h às 16h, quando o sol é mais forte.

• Use um protetor solar, refazendo a aplicação a cada 2 horas, ou após nadar ou suar em excesso, durante o tempo em que permanecer ao sol.

• Evite o bronzeamento artificial, a luz ultravioleta emitida por lâmpadas causa queimaduras semelhantes à solar, envelhecimento precoce e aumentam o risco de desenvolver câncer de pele.

• Mantenha crianças protegidas do sol, usando protetores solares e expondo-as em horários favoráveis.

 

Boa Forma:

• Evitar dietas milagrosas, o ideal é comer com moderação um pouco de todos os alimentos.

• Um corpo esteticamente adequado é a consequência natural de um programa de atividade física bem conduzido ao longo dos anos e não de um período curto de dois ou três meses.

• Sempre que possível, diminua a frequência e a intensidade do esforço físico quando o dia estiver muito quente.

• Hidratação a cada 20 minutos.

 

Alimentação:

• Manter-se hidratado durante o verão. Beber muita água, inclusive de côco, e sucos de frutas.

• Evitar bebidas alcoólicas, que ressecam e desidratam.

• Comer alimentos leves e ricos em água, como frutas, legumes, saladas e vitaminas.

• Comer pouca carne.

• Evitar alimentos gordurosos.

• Fracionar a quantidade de alimentos em 4 ou 6 refeições durante o dia.

• Evitar longos períodos em jejum.

• Evitar o consumo diário de alimentos industrializados.

• Reduzir o consumo de sal e açúcar refinado.

 

Cuidados Gerais:

• Facilitar a transpiração, usando roupas folgadas, de tecidos leves e claros.

• Incluir chapéu ou boné no figurino, para proteger o rosto e os cabelos.

• Usar óculos escuros, com proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.

 

Como Agir Para Evitar Afogamentos no Mar:

• Tome banho sempre próximo a postos de guarda-vidas, principalmente quando na companhia de crianças, de modo a obter socorro com rapidez, se necessário.

• Respeite a sinalização das placas, que foram colocadas na areia por profissionais que conhecem a situação do mar em cada local. Placas de perigo ou na cor vermelha significam que o local não é seguro para banho.

• Não tome álcool antes de entrar na água. O álcool reduz a percepção e poder de reação.

• Não entre na água após fazer refeições pesadas. Elas podem causar congestão e cãibras.

• Tome cuidado com as correntes marítimas. Permaneça com os pés em contato com o fundo, para sentir se o mar está puxando, se sentir correntes mais fortes, fique em local onde a água alcance no máximo a altura do seu umbigo.

• Se souber nadar, e sentir que o mar está puxando muito, nade primeiro uns 100 metros em sentido paralelo à orla, até alcançar uma corrente contrária, para então nadar em direção à praia.

 

 



Calor,sol, piscina e quebra de rotina não devem significar descuido. Aproveite o que o verão tem de melhor e se cuide. Atividades físicas ao ar livre, alimentação leve e refrescante, hidratação correta...

 



...e o astral lá em cima, farão você enfrentar a estação com um belo sorriso nos lábios.

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Valquires Souza Godoy Tato  

Farmacêutico

Uraí Paraná  

       

 


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