11/12/2012 às 14h29min - Atualizada em 11/12/2012 às 14h29min

Doença da Vaca Louca: Japão proíbe importação de carne bovina do Brasil

Governo brasileiro afirma que está preparado para dar explicações e aponta que o risco é insignificante

http://epocanegocios.globo.com

Depois de confirmar a presença da proteína do agente causador da doença da vaca louca (EBB) na carne bovina brasileira, o Japão proibiu neste sábado a importação de produtos do país. 

A proteína foi encontrata em uma fêmea que morreu em dezembro de 2010 numa fazenda de Sertanópolis, no Paraná, segundo autoridades do governo japonês. 

O mesmo já aconteceu com a carne bovina dos Estados Unidos e desde 2003 não havia esse tipo de proibição no Japão. O impacto da proibição deve ser limitado, segundo o governo japonês. Em 2011, o país importou do Brasil apenas 1.400 toneladas de produtos de carne bovina, o que representa 0,3% do total adquirido pelo Japão do exterior.

O governo brasileiro afirmou que o risco é insignificante. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques Pereira, destacou que, caso houvesse "decisão precipitada de algum país", o Brasil primeiro iria dar as explicações bilaterais e, se as argumentações não forem suficientes, pediria a aplicação do acordo sobre medidas sanitárias da Organização Mundial de Comércio (OMC).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »