27/09/2012 às 14h13min - Atualizada em 27/09/2012 às 14h13min

Dia Internacional das pessoas idosas

Folhas de Campo Maior, Brasil Escola.

No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.

 
Nesta data homenageamos a MELHOR IDADE, a maravilhosa idade da sabedoria, das experiências vividas e do amor desprendido dos avós. Aprenda a curtir seus Anos Dourados MELHOR IDADE é quem tem o privilégio de viver uma longa vida... Velho é quem perdeu a jovialidade.
 
 
A MELHOR IDADE causa a alegria de viver... A velhice causa a degenerescência do espírito.
 
Você é da MELHOR IDADE quando sonha... Você é velho quando apenas dorme.
Você é da MELHOR IDADE quando ainda aprende... Você é velho quando já nem ensina. 
Você é da MELHOR IDADE quando se exercita... Você é velho quando somente descansa. 
Você é da MELHOR IDADE quando tem planos... Você é velho quando só tem saudades.
Para o da MELHOR IDADE a vida se renova a cada dia que começa... Para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.
Para o da MELHOR IDADE o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida... Para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada.
Para o da MELHOR IDADE o calendário está repleto de amanhãs... Para o velho o calendário só tem ontem.
Que você, quando DA MELHOR IDADE, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho. Nosso muito obrigado por fazer parte da história do país, ser da MELHOR IDADE é ter vivido e sobrevivido a muito trabalho, sofrimento, desigualdade e as marcas do tempo. Por isso a data de 1° de outubro é de sentir orgulho do futuro que com honra e dedicação construiu.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »