14/06/2012 às 11h50min - Atualizada em 14/06/2012 às 11h50min

Rapaz de 20 anos morre na Santa Casa com suspeita de gripe “A”

Foi enterrado nesta manhã em Cornélio Procópio

rc1490.com

 

Foi enterrado nesta manhã em Cornélio Procópio, um rapaz de 20 anos morto com a suspeita da Gripe A. O jovem faleceu na madrugada desta quarta-feira (13) na Santa Casa em Cornélio Procópio. Fontes ligadas ao hospital garantiram que a vítima estava sendo tratado com a suspeita do vírus.

O rapaz que faleceu era aluno da APAE (escola especial) no município de Cornélio Procópio, a denuncia do caso chegou através de um recado no Blog Sem Censura de Odair Matias.

Após a divulgação do caso durante o Programa RC Repórter desta manhã, outra pessoa relatou que sua irmã, está internada no hospital desde segunda-feira, e em data de ontem acabou sendo transferida em estado grave para o isolamento da Santa Casa com a suspeita de Gripe A. Outro detalhe é que a segunda possível vítima de 27 anos também é aluna da APAE.

Confirmação no Paraná

A Secretaria da Saúde  confirmou no último dia seis de junho a ocorrência de 36 casos e uma morte, em março deste ano, por gripe A (H1N1) no Paraná em 2012 e alerta para a ocorrência da doença no Estado. Outros casos ainda estão sendo analisados, segundo a secretaria.

De acordo com a secretaria, ao menor sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. O medicamento pode ser retirado gratuitamente na unidade de saúde mediante receita médica. Para a liberação, o médico deve preencher a receita em duas vias e o formulário disponível no site da Secretaria da Saúde.

A primeira vez que o vírus influenza A (H1N1) foi identificado no Paraná foi em 2009. No mesmo ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o início da pandemia, encerrada em agosto de 2010. Em 2009 foram registrados 79.958 casos, com 338 mortes. No ano seguinte foram 1.607 casos, com 19 mortes. Em 2011 foram confirmados dois casos de gripe A (H1N1) e nenhuma morte.

O que é gripe A (H1N1)?

É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.

A equipe de Jornalismo da Rádio Cornélio está se mobilizando no intuito de esclarecer a veracidade do caso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »