02/05/2012 às 12h12min - Atualizada em 26/06/2012 às 09h06min

Série Saúde do Idoso - Gripe A

Saúde em Foco

 

GRIPE A (H1N1) “GRIPE SUÍNA”

Sintomas: Febre Alta - Tosse - Dor de Garganta - Mal Estar Geral - Muito Cansaço - Dor Muscular - Dor nas Articulações

Transmissão: - 90% por gotículas respiratórias - 10% por contato com superfícies contaminadas (mãos, móveis, objetos)

Tempo de duração: Incubação: de 1 a 5 dias após o contato com o vírus (em média 2 dias) Transmissibilidade: 2 dias antes dos sintomas até 10 dias após

 

MEDIDAS DE PROTEÇÃO E PREVENÇÃO

Evite o contato próximo com pessoas com gripe: procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.

Se ficar doente, permaneça em casa: se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contate a Secretaria Municipal de Saúde, pelo Fone 3541 1131, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.

Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel: para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão: é fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool ou álcool gel.

Evite o contato das mãos com os olhos, nariz e boca: procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contato destas com superfícies ou objetos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

Limpe frequentemente as superfícies ou objetos mais sujeitos a contato com as mãos: é necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, ou o álcool gel, as superfícies sujeitas a contato manual muito frequente, tais como mesas de trabalho, corrimão de escadas, maçanetas das portas, canetas de uso comum (bancos, comércios, escritórios, etc).

Estas medidas são também muito importantes nas crianças: na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.

Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas: é importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.

Utilização de máscaras de proteção: o uso de máscaras por pessoas doentes com sintomas de gripe pode ajudar a reduzir o risco de contágio, inclusive dentro de sua residência, protegendo assim, seus familiares.

 

DIFERENÇAS ENTRE GRIPE A E O RESFRIADO COMUM

SINTOMAS

RESFRIADO

GRIPE A

Febre

Crianças: até 39 graus

Adulto: pouco frequente

Pode chegar a 40 graus por 3 a 4 dias

Dor de Cabeça

Raras vezes

Início súbito e intenso

Dores Musculares

Raras vezes

Intensa

Cansaço/Debilidade

Leve a moderado

Pode durar de 2 a 3 semanas

Prostração

Leve

Início súbito e intenso

  Congestão Nasal

Freqüente

Algumas vezes

Dor Garganta

Freqüente

Algumas vezes

Tosse

Leve a moderada

Quase sempre

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »