04/02/2012 às 17h44min - Atualizada em 04/02/2012 às 17h44min

Secretaria de Saúde de Uraí no Combate ao Caramujo Africano

http://uraionline.com.br
Funcionários do Secretaria de Saúde realizaram neste sábado (04), uma operação para tentar erradicar a invasão de Caramujos Africanos que o bairro Vila Nova vem sofrendo.
Esse caracol pode transmitir ao ser humano o verme Angiostrongylus cantonensis causador de meningite, por ser o hospedeiro natural dele.
Para combater o Caramujo Africano, inicialmente é necessário identificar corretamente o caracol  para que não haja qualquer confusão com as espécies nativas, posteriormente o exemplar deve ser pego com luva ou saco plástico para evitar o contato direto com ele, e deve ser colocado sal ou cloro sobre o mesmo; também pode-se esmagá-lo, e não se deve esquecer de destruir seus ovos no solo com uma vassoura de grama. Quando chove muito numa região infestada, é comum observarmos os caracóis subindo as paredes, sendo, então, uma boa oportunidade para destruí-los. É preciso observar o local que foi infestado por eles por pelo menos três meses para verificação das reinfestações. O combate químico com o uso de pesticidas não é indicado, pois o produto pode contaminar o solo, a água e até o lençol freático, podendo, assim, levar a intoxicação dos animais e do ser humano, além disso, o molusco pode ser resistente a vários pesticidas.
Os funcionários do Departamento de Saúde vêm realizando um excelente trabalho, principalmente no combate à Dengue. Segundo o Twitter do prefeito Almir (@dralmir), em janeiro não houve nenhum caso de Dengue no muncípio.Almir falou para o nosso site que grande parte desse mérito, além da Secretaria de Saúde é da população que colaborou de uma maneira espetacular no combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »