21/11/2011 às 12h07min - Atualizada em 21/11/2011 às 12h24min

Pare de Fumar - Dicas Saúde em Foco!!!

VALQUIRES SOUZA GODOY (TATO) FARMACÊUTICO - CRF-PR Nº 15585
ESCOLHA UM MÉTODO PARA DEIXAR DE FUMAR Método de parada imediata: Neste método você marca uma data em que deixará de fumar, independente do número de cigarros fumados diariamente. Quando chegar o dia escolhido, você não deverá ter cigarros, porque essa medida diminuirá os riscos de, diante de uma forte vontade de fumar, você acender o cigarro por tê-lo perto. Parada gradual, reduzindo o número de cigarros: Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais; no segundo – 25; no terceiro – 20; no quarto – 15; no quinto – 10; no sexto – 5. O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros. Retardando a hora do primeiro cigarro: ~ Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas, no segundo às 11 horas, no terceiro às 13 horas, no quarto às 15 horas, no quinto às 17 horas, no sexto às 19 horas, no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros. * A estratégia gradual não deve durar mais de duas semanas, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. * O mais importante é marcar uma data para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. * Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, cigarrilhas, narguilé, etc) fazem mal à saúde. * Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure tratamento especializado, que poderá ser na rede do SUS. * Cuidado com métodos para deixar de fumar que podem trazer malefícios à saúde. * Cuidado com as armadilhas: nos momentos de stress procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas. * A vontade de fumar (“fissura”) não dura mais que cinco minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta. * Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção. * Exercício de relaxamento é um ótimo recurso saudável para relaxar. Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. * Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem. * Proteja-se, após parar de fumar uma simples tragada pode levar você a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros! O QUE VOCÊ GANHA PARANDO DE FUMAR A nicotina é considerada uma droga bastante poderosa, atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco: • 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão • 5 vezes maior de sofrer infarto • 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar • 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral Se parar de fumar agora... • após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal • após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora • após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de q uem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade. • após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!
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