01/09/2011 às 17h33min - Atualizada em 01/09/2011 às 17h33min

Uraí recebe o Fogo Simbólico da Pátria

Marcia Panfieti

Nesta quinta-feira (1/09), o Prefeito de Uraí , Almir Fernandes de Oliveira deu início as festividades alusivas a Semana da Pátria, entregando o Fogo Simbólico para o aluno do C.R.T.,na entrada da cidade, ocasião em que a cidade recebe e participa pela segunda vez da Corrida Chama da Pátria – Fogo Simbólico.

O Fogo Simbólico foi conduzido do trevo até as ruas do centro da cidade, repassando-a por diferentes alunos, representando as escolas municipais, estaduais , Escola Franciscana Divina Pastora e Escola Especial São Francisco de Assis de nossa cidade. Essa integração ocorreu durante todo o percurso até a Escola Municipal Dr. João Ribeiro Jr , onde foi acesa a Pira da Pátria, às 10 hs, horário simultâneo em todo o País. A Pira permanecerá acesa até o dia 7/09, repassando por vários locais da cidade, onde os alunos das escolas, C.M.E.I.(s) e autoridades de Uraí, realizarão a Guarda de Honra.

A Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria vem sendo realizada desde o ano de 1938 até 1987 e contava com uma corrida de revezamento percorrendo todo o território brasileiro. Após a inauguração da Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes em Brasília, a cerimônia passou a ter cunho municipal, com o FOGO SIMBÓLICO – QUE ARDE PERMANENTEMENTE NESSA PIRA – sendo simbolicamente transferido a todos os municípios brasileiros.

Participaram do cerimonial conduzido pela Diretora do D.E.C. Sandra Barichello, o Prefeito Municipal Almir Fernandes de OLiveira, sua esposa Roseli, João Vitor, Chefe do Gabinete, autoridades representativas do Legislativo, educação, meio ambiente e esporte do município, dirigente do Kai kan e da AUVA, Cooperativa Integrada e APOL. Após o hasteamento dos Pavilhões, o Prefeito Almir em sua fala, destacou a importância do evento e dos valores do civismo à todos os presentes.

Agradecimentos especiais a Polícia Rodoviária de Cornélio Procópio e Polícia Militar de Uraí que escoltaram os atletas.

Em caráter esportivo, segue a a Programação Cívica e Cultural da Semana da Pátria, onde será realizada a III Prova Pedestre Cleuza Maria Irineu, com largada prevista para o dia 6/09 , às 15 hs, em frente ao C.C.E.U. e dia 7/9 às 10 hs em frente ao Palanque Municipal, onde o Fogo Simbólico volta ao chão, encerrando o cerimonial.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »