29/07/2011 às 08h12min - Atualizada em 29/07/2011 às 08h20min

Fifa vê Maracanã como palco da final da Copa-2014

Secretário-geral da organização, Valcke evitou confirmar escolha do estádio para decisão

R7
Obras seguem em ritmo acelerado no Maracanã; para Fifa, decisão do Mundial é "evidente" no estádio
O secretário-geral da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Jerome Valcke, afirmou, nesta quinta-feira (28), que o Maracanã deverá ser mesmo o estádio da final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Mesmo assim, não confirmou a escolha. 

- A final já é evidente, embora pensemos que há muitas cidades que poderiam sediar a decisão. Esse estádio [Maracanã] já recebeu a final 61 anos atrás [em 1950, no Mundial do Brasil]. O que temos que decidir agora é [onde serão] as semifinais e o jogo de abertura. 

O evento no Brasil será disputado entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, de acordo com a confirmação, nesta quarta-feira (27), da própria Fifa. As sedes das partidas de abertura e encerramento serão decididas na próxima reunião do Comitê Executivo da organização, em outubro. 

- Alguns dizem que São Paulo é a porta de entrada, maior cidade do Brasil. Temos que determinar também onde será o Congresso da Fifa, que será no mesmo local. A cidade da abertura deve ter capacidade para ter vários eventos. 

Apesar de São Paulo ser a cidade mais cotada para sediar essa partida, também estão na disputa Brasília, Belo Horizonte e Salvador. 

Problemas

A pouco menos de três anos da Copa, o Brasil ainda apresenta grandes atrasos na preparação de seus estádios – incluindo o de São Paulo, que não estará pronto para a Copa das Confederações de 2013. Nesta quinta, a Fifa apoiou a construção do Fielzão e estendeu o prazo para a conclusão da obra.
- Na semana passada, tivemos todas as confirmações sobre os estádios e eles devem estar prontos até o final de 2013. Para São Paulo, estou pensando mais no início de 2014. 

As autoridades da Fifa estão no Rio de Janeiro em ocasião do sorteio que definirá o calendário das eliminatórias para a Copa, que serão realizadas no sábado (30).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »