24/05/2011 às 08h41min - Atualizada em 24/05/2011 às 09h04min

Dicas de Alongamento

Dicas de Alongamento, e cuidados com o Corpo!

Life Coach Medical SPA
Sentar tempo demais pode apresentar riscos à saúde Você pode até acreditar que relaxa quando se senta. Acredite, não só isso não é verdade, mas o execesso de tempo nessa posição pode comprometer a sua saúde. Ao contrário do que se pensa, sentar não relaxa. A posição coloca pressão nos discos entre as vértebras, comprime vasos linfáticos e aumenta os índices de gordura. Como resultado aparecem dores nas costas, inchaço, "barriga", mais gordura na massa corporal, LER (lesão por esforço repetitivo) nas pernas e glúteos, maiores níveis de triglicerídeos e glicose no sangue. Segundo o personal trainer Cristiano Silva, "mesmo que a pessoa tenha hábitos saudáveis e se exercite regularmente, se ficar sentada tempo demais seu corpo poderá sofrer as consequências". Uma pesquisa publicada no jornal Circulation da Austrália afirmou que mesmo aqueles que fazem exercícios regularmente, mas que ficam sentados por horas, podem apresentar algumas doenças. Mesmo excluindo tabagismo, gordura localizada e aqueles que praticam alguma atividade física, o estudo constatou que uma hora passada na frente da TV aumenta em 18% o risco de morte por problemas cardiovasculares. Assim como os fumantes correm um risco 70% maior de apresentar doenças cardíacas, ter comportamentos sedentários aumentam as chances de problemas cardiovasculares. Outra pesquisa, feita pelo Instituto Karolinska (Suécia) e divulgada pelo Bristish Journal Of Sports Medicine, afirma que uma das hipóteses que relacionam longos períodos de inatividade física a uma saúde mais breve é a ação de uma enzima que tem papel fundamental na regulação dos níveis de gordura no sangue e que ficaria alternada nos longos períodos sedentários, podendo levar a mudanças metabólicas, como o colesterol alto. Dizem os cientistas que por causa destas respostas fisiológicas, as mudanças no organismo após o excesso de ócio não são anuladas com o aumento do exercício físico. Por isso a prática de atividade física frequente é extremamente necessária. Adriano Azevedo, personal trainer Life Coach, explica que sentar por tempo demais traz impactos sobre o corpo para os quais não estamos preparados. Ossos, músculos e articulações compõe o sistema músculo-esquelético, com três funções básicas: locomoção, sustentação e proteção. "Músculos parados perdem elasticidade, flexibilidade, força e resistência. O desgaste por sentar tempo demais leva o resto do corpo a se esforçar mais, ocasionando má postura e desequilíbrio muscular". E é nesse desequilíbrio que encontramos quem trabalha oito horas sentado em frente a um computador. A posição impede a ativação da musculatura responsável por estabilizar a coluna, mantendo a musculatura posterior da coxa em posição encurtada levando a dores lombares, nos ombros e joelhos. Outra consequência é inchaço nas penas devido à má circulação sanguínea dos membros inferiores. Uma dica importante é fazer pausas periódicas e alongar durante o expediente. "Nossa panturrilha, a famosa batata da perna, funciona como um segundo coração e a sua função é bombear o sangue pra cima", exemplifica D´Elia, acrescentando que "um bom alongamento nesta região facilita a circulação e diminui o inchaço". Mas a boa notícia é que fazer pequenas caminhadas dentro do escritório, atender o telefone na mesa da frente sem empurrar a cadeira de rodinhas, buscar um copo de água, ir ao banheiro ajuda muito. O ideal é que se faça uma pausa de 5 minutos a cada hora e, a cada 2 ou 3 horas, levante-se, caminhe e faça alguma atividade alternativa. Além das pausas e da movimentação, alongamentos e boa postura fazem toda a diferença. Elsie Cobra, fisioterapeuta que trabalha com RPG (Reeducação Postural Global) alerta "a boa postura traz impactos positivos em todas as atividades humanas, reduzindo o desgaste físico, minimizando a chance de dores e lesões". Esse fato já foi aplicado pelos japoneses há décadas para melhorar a produtividade, com a introdução da ginástica laboral, pequenas pausas para alongamento e fortalecimento muscular, que fazem a diferença para o corpo. Veja Abaixo aqui dicas simples de alongamento, que podem ser executados aí mesmo, de onde você lê!
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