27/05/2010 às 11h42min - Atualizada em 27/05/2010 às 11h42min

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO ALIMENTO ORGÂNICO EM URAÍ

Foto por Val

Nesta Segunda-feira(24/05),foi oficialmente aberta a Semana Nacional do Alimento Orgânico em Uraí.

O evento aconteceu no C.C.E.U. ( Centro Cultural e Educacional de Uraí), em uma iniciativa da APOL (Associação dos Produtores Orgânicos da Região de Londrina)  em parceria com o Departamento de Educação e Cultura de Uraí e contou com a presença da Diretora do DEC, Sandra Regina Lunardelli Barichello, produtores agrícolas, autoridades representativas de sindicatos, associações, da educação e comunidade uraiense.

Foi apresentado um documentário produzido pelo Labted - Laboratório de Tecnologia Educacional da UEL (Universidade Estadual de Londrina), sobre os trabalhos realizados pela APOL na região; um vídeo dos alunos da E.M.I. Jean Fumiére desenvolvido para o Projeto Agrinho 2008; um teatro de fantoches apresentado pelos alunos da 7ª série da Escola Franciscana Educandário Divina Pastora e finalizando, uma cartilha desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, de autoria do cartunista Ziraldo, “Olho do Consumidor”, trabalhos todos voltados para a  importância do benefício da produção, consumo e certificação dos produtos orgânicos para nossa saúde, meio ambiente e desenvolvimento de uma agricultura nacional sustentável.

O mercado anual de produtos orgânicos do Brasil é de cerca de U$ 400 milhões, sendo 40% comercializado no País e 60% para exportação, com crescimento aproximado de 25% ao ano. No Brasil, a produção orgânica é uma atividade que se encontra em franca expansão entre agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Estima-se que em torno de 85% dos produtores orgânicos brasileiros sejam familiares.

Durante toda a semana o Projeto será apresentado nas escolas municipais, exibindo o conteúdo didático, desenvolvido pelo Prof° Val e a agrônoma Elisangela de Moraes Figueira.

 

Márcia Panfieti

 

Fontes:www.midianews.com.br e www.issovaidaroquefalar.blogspot.com/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »