26/05/2010 às 10h23min - Atualizada em 26/05/2010 às 10h23min

Lula envia cartas a Obama e Sarkozy sobre o Irã

Medida faz parte dos esforços do governo brasileiro para impedir novas sanções

Foto por AE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, nesta terça-feira, mensagens aos presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da Rússia, Dmitri Medvedev, pedindo apoio ao acordo assinado entre o Irã, o Brasil e a Turquia no último dia 7 em Teerã.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na carta o presidente disse que se surgir uma resposta positiva do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o acordo com o Irã, "cria-se um círculo virtuoso para novas conversações".

Pelo acordo, Teerã enviará 1,2 mil quilos de urânio levemente enriquecido a 3,5% para a Turquia e, em troca, receberá o produto enriquecido a 20% para uso em pesquisas médicas.

Amorim reiterou que o acordo atende aos pedidos feitos pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea): "Foi um acordo muito conversado e nos orgulhamos muito. Seu objetivo foi criar um clima de confiança internacional. Pode não resolver todo o problema da energia nuclear no Irã, mas abre possibilidades para conversações".

Fonte: Jovem Pan Online.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »