25/05/2010 às 11h01min - Atualizada em 25/05/2010 às 11h01min

Coreia do Norte ameaça tomar ação militar

Coreia do Sul tomou diversas atitudes contra o vizinho do norte após afundamento da corveta Cheonan

Foto por KCNA/XINHUA/AE
Após o aumento da tensão nas relações entre as Coreias, o governo norte-coreano do ditador Kim Jong Il avisou que poderá lançar uma ação militar contra os vizinhos do sul caso este continuem a violar as águas territoriais no litoral oeste do país. As relações entre os países passam por um momento delicado após a confirmação de que uma corveta sul-coreana foi torpedeada por um submarino da Coreia do Norte.

O ultimato dado pelo governo norte-coreano atingiu em cheio as bolsas asiáticas, que fecharam com altas baixas. As preocupações dos mercados levaram os formadores de políticas a organizar, na próxima quarta-feira, uma reunião de emergência para discutir estratégias para acalmar os investidores.

"Se as intrusões do lado do Sul em nossas águas territoriais continuarem, a RDPC (República Democrática Popular da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte) colocará em vigência medidas militares práticas para defender suas águas, como já esclareceu, e o lado do sul será totalmente responsabilizado por todas as consequências", revelou a agência de notícias oficial do país, a KCNA, que citava autoridades do primeiro escalão.

O relacionamento entre as duas Coreias passa por um momento de grande tensão. Um relatório de investigadores internacionais culpou os norte-coreanos pelo afundamento da corveta Cheonan, em que morreram 46 marinheiros da Coreia do Sul.

Em resposta, o presidente sul-coreano Lee Myung-bak proibiu o tráfego dos navios comerciais dos norte-coreanos em suas águas e diminuiu as relações comerciais com o vizinho do norte. Além disso, Myung-bak anunciou que levaria o caso para o Conselho de Segurança da ONU.

Contudo, analistas não acreditam em uma guerra entre os dois países, devido à impotência dos norte-coreanos diante das forças de seu vizinho e aos riscos para a economia sul-coreana.

Fonte: Jovem Pan Online.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »