Dessa forma, Neymar e Paulo Henrique Ganso, grandes sensações deste primeiro semestre com a camisa do Santos, não terão a oportunidade de defender a seleção brasileira no Mundial. Por outro lado, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos, remanescentes do fracasso da Copa de 2006, também estão de fora da lista.
O grupo convocado por Dunga possui oito remanescentes da eliminação para a França nas quartas de final do Mundial da Alemanha, há quatro anos. Na época, Júlio César era o terceiro goleiro da equipe, Lúcio e Juan formavam a dupla de zaga titular, que se destacou no torneio e Luisão ocupou o banco de reservas, posto que deverá repetir na África do Sul.
No meio-campo Gilberto Silva começou a Copa na reserva de Emerson e atuou diante dos franceses. Kaká, por outro lado, entrou como um dos destaques do 'quadrado mágico' e acabou crucificado, da mesma forma que Adriano, conhecido por ser o Imperador da Internazionale, e que foi cortado na última hora, por apresentar um comportamento pouco profissional no Flamengo.
A vaga do Imperador ficou com Grafite, destaque do Wolfsburg, da Alemanha, e campeão do Mundial de Clubes e da Libertadores de 2005 pelo São Paulo. Robinho, por sua vez, era uma revelação em 2006 e ocupava o banco de reservas do time de Parreira. Atualmente, o Rei das Pedaladas é um dos destaques da equipe de Dunga.
Confira a lista dos convocados por Dunga para a Copa do Mundo:
Goleiros: Júlio César (Internazionale-ITA), Gomes (Tottenham-ING) e Doni (Roma-ITA)
Laterais: Maicon (Internazionale-ITA), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon-FRA) e Gilberto (Cruzeiro)
Zagueiros: Lúcio (Internazionale-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Thiago Silva (Milan-ITA)
Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Felipe Melo (Juventus-ITA), Josué (Wolfsburg-ALE) e Kléberson (Flamengo)
Meias: Kaká (Real Madrid-ESP), Elano (Galatasaray-TUR), Ramires (Benfica-POR) e Júlio Batista (Roma-ITA)
Atacantes: Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Robinho (Santos), Nilmar (Villarreal-ESP) e Grafite (Wolfsburg-ALE)