04/05/2010 às 09h21min - Atualizada em 04/05/2010 às 09h21min

Cinzas de vulcão fecham espaço aéreo de Irlanda e Irlanda do Norte

Atividade no Eyjafjallajökull, na Islândia, aumentou nos últimos dias. Não há indícios de que erupção esteja se extinguindo, anlisam especialistas.

Foto: AP
 A atividade do vulcão da geleira Eyjafjallajökull registrou um aumento na emissão de cinzas vulcânicas nos últimos dias, informou nesta terça-feira (4) o Instituto Meteorológico da Islândia. O relatório das autoridades constatou que a nuvem aumentou em tamanho e em concentração, e há uma mudança na direção do vento - do norte ao sul e sudeste -, provocando o fechamento do espaço aéreo da República da Irlanda e também da Irlanda do Norte.

O aumento da atividade do Eyjafjallajökull pode ter sido causado pela interação entre gelo e lava na ponta da geleira ou por mudanças no canal vulcânico, de acordo com os especialistas islandeses.
 O nível de água no rio Markarfljót, cujas cheias provocaram a retirada de parte da população local há semanas, voltou a subir nas últimas horas.

Os especialistas destacaram ainda que não há indícios de que a erupção esteja se extinguindo.

O Eyjafjallajökull entrou em erupção no último dia 14 de abril, e a grande quantidade de cinza vulcânica que lançou na atmosfera provocou um caos aéreos sem precedentes na Europa, durante uma semana.

Fonte: G1

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »